Connect with us

Nossa Cidade

Centro de Saúde Campo Belo inaugura projeto Farmácia Viva

Farmácia Viva

O Centro de Saúde Campo Belo inaugurou nesta terça-feira, dia 27 de novembro, a Farmácia Viva, projeto que visa facilitar o uso das plantas medicinais pela população complementando suas necessidades básicas de saúde. A iniciativa é resultado de parceria da unidade de saúde com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Ministério Público.

Nos últimos anos, o uso das ervas medicinais como alecrim, gengibre e hortelã tem crescido entre a população. O fato chamou a atenção dos profissionais dos Centros de Saúde do Distrito Sul, que passaram a cultivar plantas com finalidades terapêuticas na unidade. A Secretaria de Saúde já mantêm um programa de fitoterapia dentro da linha de cuidados da saúde integrativa.

Para a coordenadora da unidade Campo Belo, Carla Siqueira, é importante que os moradores entendam para que serve esse tipo de cuidado “Queremos construir mudança nos cuidados com a saúde, e a Farmácia Viva é um dos projetos por meio dos quais mostramos que a prevenção vai além das consultas médicas”, explica.

A unidade participa uma vez por mês de um encontro do Núcleo de Saúde Coletiva, que discute alimentação saudável e ensina como podem ser usadas as plantas. O encontro é realizado por médicos e residentes do Hospital Mario Gatti para ajudar na capacitação dos profissionais do centro. “A equipe participa das aulas na Unicamp, onde é capacitada para atuar nesse segmento e atender a população com maior segurança e qualificação,” declara a médica responsável pela farmácia, Elizabeth Kobata Yamaguchi.

Uma moradora do Campo Belo Maria Paula do Santos festejou a iniciativa do CS. Para ela, “é uma ideia muito boa para o bairro, pois muitas vezes a gente não usa (as plantas) porque não tem oportunidade, ou por falta de conhecimento. E quando você consegue ter esse contato fica tudo mais claro”.

Ao todo, 16 Centros de Saúde municipais aderiram ao projeto, sendo quatro da região sul: Carvalho de Moura, Santa Odila, Fernanda e Campo Belo. A Secretaria Municipal de Saúde apoiou a implantação fornecendo recursos para a aquisição de ferramentas e insumos necessários e promovendo a análise e tratamento do solo.

O projeto contou com a parceria da Unicamp, com a participação dos alunos e pesquisadores vinculados ao Grupo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Laboratório de Práticas Alternativas Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas e Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Divisão do Meio Ambiente (DMA).

Saiba mais sobre o Centro de Saúde

O Centro de Saúde Campo Belo fica localizado na rua Milton Pereira de Castro, 255, no Jardim Campo Belo. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A unidade atende os bairros Campo Belo I e II, Cidade Singer I e II, São João, Itaguaçu, Campituba, Vila Ipanema.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com