Connect with us

Nossa Cidade

Centro terá Passeio Ciclístico Noturno na 5a para incentivar uso da bike

A região central do município receberá nesta quinta-feira (21/07) o Passeio Ciclístico Noturno, realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Os participantes se reunião para concentração às 19h30, com largada às 20h no Largo do Rosário.   

O percurso será de 8 km, em ritmo leve, passando pela Avenida Francisco Glicério, Avenida Aquidabã, Rua General Marcondes Salgado, Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) e Avenida Orosimbo Maia, retornando na sequência à Francisco Glicério e ao Largo do Rosário.   

O evento ocorre na data seguinte ao Dia do Respeito ao Ciclista (Lei Municipal nº 14.329/2012), promovendo a mobilidade sustentável no mês em que a cidade completa 248 anos. Não é preciso se inscrever para participar.      

O trânsito terá bloqueios momentâneos, liberados à medida que os ciclistas passarem pelas vias. Minutos antes da largada, o acesso à Francisco Glicério, no trecho entre Avenida Dr. Campos Sales e Rua General Osório, será permitido apenas aos ônibus municipais. Também haverá interdições no entorno do Largo do Rosário.  

Após a largada, os ciclistas serão direcionados para as faixas de rolamento à esquerda. A depender da quantidade, poderão ocupar, onde necessário, toda a pista, temporariamente.   

“O principal objetivo do evento é promover a bicicleta como meio de transporte, além da saúde, esporte e lazer”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Campinas vai alcançar quase 90 km de rotas cicloviárias. Os deslocamentos a pé, de bicicleta e coletivos são prioritários. A diretriz é proporcionar um trânsito eficiente, inclusivo e seguro, em que as diferentes formas de circulação coexistam em harmonia”.   

“O Sistema Cicloviário de Campinas vem se expandindo com a participação dos cicloativistas. Nosso planejamento envolve um permanente diálogo entre poder público e sociedade civil”, comenta o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires. A relação dos trechos cicloviários já existentes no município (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas) pode ser consultada em www.emdec.com.br, na aba Trânsito/Sistema Cicloviário. 

O Passeio Ciclístico Noturno também é realizado pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Rota das Bandeiras, 10SegRemoções Emergências Médicas e de grupos de ciclistas. 

Itens de segurança   

A Emdec orienta que os ciclistas sempre usem os equipamentos de segurança ao pedalar. Campainha, espelho retrovisor e sinalização noturna são obrigatórios. O capacete protege de lesões mais graves na cabeça. Também é recomendado utilizar óculos, luvas e acessórios refletivos. Ao escolher assentos infantis nas bicicletas, é preciso observar o peso e a altura da criança. Os ciclistas devem respeitar a sinalização e estar atentos e visíveis, evitando ficar perto de ônibus e caminhões.   

A bicicleta é um veículo não motorizado, que pode circular com os demais veículos na via. A orientação é pedalar pela direita, e quando houver, usar a ciclovia ou ciclofaixa. Mas nas vias de trânsito rápido, em que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, ou rodovias, só é permitido pedalar onde tiver acostamento ou faixas de rolamento próprias.   

No trânsito, os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela segurança dos pedestres. Os motoristas têm o dever de proteger os ciclistas, dirigindo com a atenção e os cuidados indispensáveis. A Emdec disponibiliza orientações em www.emdec.com.br/educacao.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com