Connect with us

Nossa Cidade

Centros de Educação Ambiental passam a receber lixo eletrônico

Graças a uma parceria da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) com o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região), a partir de agora, os Centros de Educação Ambiental (CEA) de Campinas e seus parceiros passam a atuar como pontos de coleta do programa “Ecotroca+Eletrônicos”, nos quais podem ser descartados aparelhos celulares, baterias, pilhas, computadores, mouses, TVs e outros equipamentos eletrônicos de forma consciente. 

 

A parceria entre a SVDS e o sindicato ocorreu por meio do Programa de Espaços Educadores do Plano Municipal de Educação Ambiental. São sete pontos onde o cidadão pode encontrar um tambor, devidamente identificado, para depositar o lixo eletrônico. Depois, um caminhão de coleta do Ecotroca passa no local para retirar o material depositado. Esses resíduos são enviados para uma empresa especializada em soluções ambientais, onde são desmontados, descaracterizados e todas as partes destinadas corretamente para um novo ciclo.

 

De acordo com o secretário do Verde, Rogério Menezes, entre os males causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto de eletrônicos estão a redução do tempo de vida útil dos aterros sanitários; a contaminação da água e do solo por metais pesados; além de riscos diversos à saúde da população. 

 

“A geração crescente desse tipo de resíduo é um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios atualmente. Entendemos que os Centros de Educação Ambiental, naturalmente destinados à conscientização socioambiental, são espaços adequados para promover não só a reflexão como estimular o descarte correto do lixo eletrônicos”, afirma.

 

Confira os pontos de descarte:

 

CEA Mata Santa Genebra- Rua Mata Atlântica, 447 – Barão Geraldo

 

CEA Centro de Conhecimento das Águas: Rua Visconde de Congonhas do Campo, 567 – Jardim Nova Europa

 

 CEA Bosque dos Jequitibás: Rua Coronel Quirino, 2 – Bosque

 

CEA Estação Ambiental de Joaquim Egídio: Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, Joaquim Egídio

 

Vila Educa: Rua Doutor Heitor Penteado, 1716 – Joaquim Egídio

 

Espaço Educador COMO: Rua José Martins, 585 – Barão Geraldo

 

Diretoria de Ensino Leste: Rua Rafael Sampaio, 485 – Jardim Guanabara

 

Diretoria de Ensino Oeste: Rua Cândido Mota, 186 – Fundação da Casa Popular

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com