Connect with us

Nossa Cidade

Centros de Saúde atenderam mais de 600 pessoas neste sábado, no esquema ampliado para assistência à dengue aos finais de semana

Os centros de saúde de Campinas que abriram e ampliaram horário para dengue neste sábado, 23 de março, atenderam pelo menos 600 pessoas com a doença – entre casos novos e retornos, segundo balanço parcial da Secretaria de Saúde.

Este foi o primeiro sábado do atendimento ampliado em 11 unidades. Neste domingo, 24, o Centro de Saúde São Bernardo permanecerá aberto o dia todo para atender pessoas com dengue.

A medida foi anunciada na quinta-feira pela Prefeitura e o objetivo é reduzir a pressão por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Prontos-Socorros (PSs) municipais.

As unidades que registraram mais movimento foram o Centro de Saúde Capivari, com 139 atendimentos, Aeroporto, com 130; e o União de Bairros, com 125. Na Vila Ipê foram 52 pessoas atendidas; no Campo Belo, 18; Parque São Quirino, 48; Parque Valença, 22; Florence, 10; e Jardim Aurélia, 55. O balanço é parcial e considera as unidades que abriram o dia todo. O balanço total será divulgado na segunda-feira. 

A diretora de Saúde de Campinas, Mônica Nunes, afirma que ampliar o atendimento dos Centros de Saúde aos finais de semana contribui muito para reduzir a pressão na Rede Mário Gatti.

“Abrir e ampliar o horário de atendimento ajudam a desafogar as unidades de urgência e emergência. Foram pelo menos 600 pessoas que deixaram de buscar as UPAs e Prontos-Socorros. A medida organiza o sistema como um todo” , disse.

Carlos Roberto Ferreira recorreu no sábado ao Centro de Saúde Jardim Aurélia com sintomas de dengue como febre, dores nos olhos e nas articulações. 

“O centro de saúde fica bem perto de casa, aí resolvi vir aqui, foi super rápido o atendimento”, elogiou.

Matias Sena, também morador do Jardim Aurélia, foi atendido na sexta-feira, 22/03, com sintomas de dengue, e retornou no sábado para acompanhamento.

“Soube que o centro de saúde iria abrir hoje também pela minha esposa, tive uma boa experiência, hoje consegui retornar”, afirmou o paciente também com sintomas de dengue, como cansaço e sono frequente.

O diretor técnico do Hospital Mário Gatti e da Rede de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, Carlos Arca, avalia que é fundamental que os Centros de Saúde façam atendimento ampliado aos sábados, domingos e feriados.

“Somente hoje, foram 600 pessoas a menos nas nossas portas. Isso faz com que os atendimentos da UPAS e prontos-socorros fiquem focados nos casos de média e alta complexidade “, afirmou.

Segundo Arca, a medida organiza o sistema e é boa para o cidadão também porque nos Centros de Saúde o paciente (casos de baixa complexidade) aguarda menos tempo e é onde também ele faz o acompanhamento do caso até a alta.

Os Centros de Saúde que atenderam com esquema especial neste sábado foram: Florence, Valença, Ipê, Aeroporto, Capivari, Santo Antônio, União de Bairros, Aurélia e São Quirino. Já os três que atenderam no período convencional, portanto, das 7h às 13h, foram: Dic 1, Santa Lúcia e Vista Alegre.

A Saúde ainda reforçou o esquema de assistência e abriu o CS Campo Belo, das 7h às 17h.

O Laboratório Municipal funcionou neste sábado para receber amostras de exames.

Neste domingo, 24, o Centro de Saúde São Bernardo ficará aberto das 7h às 17h para atendimento exclusivo de dengue.

Os endereços dos 68 CSs de Campinas estão disponíveis na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com