Connect with us

Nossa Cidade

Cerimônia celebra formatura de jovens retirados do trabalho infantil

O Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas foi palco, na noite desta quarta-feira, dia 23, da cerimônia de formatura das 13ª e 14ª turmas do Programa Construindo Autonomia para o Futuro (Procaf). O grupo recebeu certificações referentes aos cursos de capacitação profissional e exemplares do livro “A Ressignificação da Escrita: as marcas de cada um – Volume 3”, escrito pelos alunos e lançado na ocasião.

A solenidade fechou o ciclo de formação de adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil e foram capacitados para superação da vulnerabilidade social. O encaminhamento foi feito pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento Vida Melhor (MVM), conveniada com a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. 

“É uma grande alegria participar desse momento com os alunos. O combate ao trabalho infantil é uma política pública que trabalhamos com grande dedicação, e vemos nos rostos de cada um dos formandos a esperança de dias melhores em um mundo melhor”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal.

O Procaf oferece cursos de Auxiliar de Pizzaiolo, Salgadeiro e Chocolateiro, e Pacote Office. Além destes, foram trabalhados pela coordenadora do programa, Ana Paula A. Fragoso Pinke, conteúdos de Preparação para o Mercado de Trabalho e Ressignificação da Aprendizagem Escolar. No último módulo ocorreu a produção literária, proporcionando a experiência da escrita que resultou no livro.

Procaf

O Procaf é integralmente financiado pela Unimed Campinas. Foi idealizado para a capacitação profissional de adolescentes, culminando em uma mudança qualitativa, no processo de ensino/aprendizagem, a fim de propiciar o desenvolvimento de suas potencialidades e competências, com vistas a fortalecer o protagonismo e a autonomia dos jovens. Desde que foi implementado, em 2014, mais de 248 jovens foram habilitados. 

Além do Procaf, o MVM também executa o programa Construindo uma Vida Melhor (Convim), serviço do município de Campinas de abordagem de Crianças e Adolescentes em vulnerabilidade social. Promove, ainda, o PATI (Movimento Campinas Sem Trabalho Infantil: PresenT.I AusenT.I), executado com recursos do Fundo Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com