Connect with us

Nossa Cidade

Cerimônia na Câmara marca encerramento da Campanha Novembro Azul

O prefeito Dário Saadi participou do encerramento da Campanha Novembro Azul 2021, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e à saúde masculina, no plenário da Câmara de Campinas nesta terça-feira, 30, junto de vereadores e da Comissão Permanente de Política Social e Saúde. Campinas registra entre 500 e 600 novos casos anualmente. O evento tem o apoio dos vereadores paulo Haddad e Jair da Farmácia.

“Este evento que a Câmara promove hoje é extremamente importante. O câncer de próstata é o câncer mais comum aos homens, só perde para o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a cada ano, há cerca de 75 mil novos casos. E para cada caso diagnosticado, há outros casos de pessoas que, infelizmente, não serão diagnosticadas. Serão diagnosticadas no ano seguinte ou muitas vezes anos depois, com a doença já avançada. A discussão na Câmara é fundamental para conscientizar a população – principalmente os homens –  da importância dos exames anuais da próstata, da avaliação anual para detectar a doença no início”, disse o prefeito Dário Saadi.

Ele lembra que o diagnóstico precoce é fator determinante para o sucesso no tratamento. Dário agradeceu os vereadores Paulo Haddad e Jair da Farmácia. Haddad parabenizou o prefeito pelo sucesso na campanha de vacinação contra a covid: “Estamos com 94% da população vacinada. Parabéns pelo trabalho, prefeito. Isto é política pública e esta casa também não se furta a isto”, disse Haddad.

No Brasil, são mais de 60 mil novos casos ao ano, mais de 14 mil mortes, cerca de 25% das mortes ocorrem porque a doença foi diagnosticada tardiamente. A discussão desta terça analisou a campanha Novembro Azul deste o seu início e a construção da campanha de 2022. 

O exame de câncer de próstata é alvo de preconceito e bricadeiras. “Precisamos entender a importância do exame anual da próstata, do toque retal e do PSA”, disse Dário Saadi. “O número de pessoas que ainda têm preconceito tem melhorado mas ainda existe”, completou. “É importante que, cada vez mais, o homem se conscientize da importância de prevenir e fazer o diagnóstico precoce”, completou Haddad. 

“As mulheres são as grandes responsáveis para levar os homens ao médico. Eles não gostam de ir, mas precisam se conscientizar dessa necessidade. Ao buscar atendimento podem ter diagnóstico não só de câncer de próstata, mas de outras doenças que nem sabiam que tinham, como pressão alta, diabetes”, afirmou.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com