Connect with us

Nossa Cidade

Cerimônia na Escola de Cadetes marca o Dia da Bandeira em Campinas

O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou na manhã desta terça-feira, 19 de novembro, da solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira, organizada pela 11ª Brigada de Infantaria Leve, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Especex). 

A cerimônia é chamada de “formatura” – que, no jargão militar, significa “estar em formação” e é realizada simultaneamente em todos os quartéis do Brasil nesta data e no mesmo horário – ao meio-dia, horário de Brasília – conforme previsto em Lei. 

O ritual da solenidade simbólica começa com o hasteamento da Bandeira, que é acompanhada pela execução do Hino Nacional e do Hino à Bandeira. Também contempla a leitura da “Ordem do Dia da Bandeira” e a incineração das bandeiras que não estão mais em condições de uso. 

Em seguida, oito homenageados recebem condecorações militares pelos serviços prestados ao Exército brasileiro e, finalmente, o desfile das tropas.

Participaram do evento os batalhões da Guarnição de Campinas e alunos da Escola de Cadetes em formação.

“A celebração à Bandeira é importante porque faz reverência e comemoração a um símbolo nacional, que representa o país e seu povo e os ideais construídos pelos cidadãos. Não deixa de ser uma festa que enaltece a nossa pátria”, disse Henrique Magalhães Teixeira sobre o Dia da Bandeira.

 

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira marca a mudança da antiga para a atual bandeira, depois que o Brasil deixou de ser um império e se transformou em república no dia 15 de novembro de 1889. 

No dia 19 de novembro, quatro dias depois da mudança no sistema de governo, um novo design da bandeira brasileira foi adotado pelo Decreto nº 4 do dia 19 de novembro de 1889.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças por que o Brasil passava naquele momento: do regime imperial para uma República Federativa. Além disso, o novo desenho da bandeira representava a ideia de um estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.

A Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação. o tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas que representam os estados e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com