Connect with us

Nossa Cidade

Cerimônia virtual marca os 36 anos da Lavagem da Escadaria da Catedral

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou neste sábado, 3 de abril, da cerimônia virtual da lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana, na Sala Azul da Prefeitura. A solenidade foi aberta com um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas da Covid-19. No final, os profissionais de saúde foram homenageados. 

Pela primeira vez em 36 anos, em razão da pandemia de Covid-19, em respeito às regras de segurança sanitária, a cerimônia ocorreu de maneira simbólica em um ambiente fechado e com um número reduzido de representantes das comunidades de matriz africana.

“Como a pandemia não nos permite a realização da lavagem nas escadarias da Catedral, nós fizemos de forma simbólica virtual. Agradeço aos organizadores por terem procurado a Prefeitura de Campinas para que essa cerimônia não perdesse a sua importância e não deixasse de ser realizada. Eu fiz questão de estar aqui para manter viva essa tradição, mas, principalmente, de reforçar o nosso compromisso de lutar contra a intolerância religiosa, que é a postura central desse governo. Eu não falo só como prefeito, falo como pessoa. Eu não admito qualquer tipo de preconceito religioso”, afirmou o prefeito.

A lavagem da escadaria da Catedral acontece todo ano, sempre no Sábado de Aleluia. Em 1998, a cerimônia foi incorporada ao calendário oficial do município. Em 2005, foi incluída no calendário turístico do Estado de SP.

As religiosas do candomblé de nação angola, Mãe Corajacy e Mãe Dango, idealizadoras da lavagem, fizeram a reza e entoaram as cantigas que remetem ao legado cultural e religioso dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, que é uma forma de louvar, agradecer e pedir licença à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, para lavar a escadaria da ‘sua’ casa.

Segundo os organizadores, o jarro com essência de alfazema e água simboliza a limpeza. A alfazema com a força da água lava a tristeza e fortalece a pessoa.

“Esse ato de hoje tem uma representação muito importante para nós e agradecemos a todos os setores competentes que não mediram esforços para que esse evento fosse realizado neste momento com todos os critérios necessários”, afirmou Edna Almeida Lourenço, uma das organizadoras da lavagem da escadaria. 

O evento contou com a presença das secretárias de Cultura, Marianne Bockelmann, e da Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Silva Moro.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com