Connect with us

Nossa Cidade

César Urnhani faz palestra sobre direção segura para motoristas de ônibus

César Urnhani faz palestra sobre direção segura para motoristas de ônibus

Dezenas de motoristas de ônibus do transporte público municipal assistiram na segunda-feira (08/05), no Sest Senat, à palestra “Veículo sob controle”, do piloto de testes César Urnhani, que falou sobre direção segura e eficiente. Coordenado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o evento integra a programação do Maio Amarelo Campinas 2023, movimento pela preservação da vida no trânsito.  

“Essa palestra é uma ação que vem para trazer luz, conforto e convidá-los a ter qualidade de vida e segurança no trânsito”, comentou Urnhani ao Instagram do Sest Senat (@sestsenatcampinassp), antes da apresentação. Estiveram no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte condutores das empresas VB (VB1 e VB3), Campibus, Itajaí, Pádova e Onicamp.  

A mesa de abertura da palestra foi composta pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; pelo diretor da unidade Campinas do Sest Senat, Marcelo Jacober; e pelo diretor de Planejamento e Vendas da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), Alex Maia.  

“Aproximadamente 230 mil pessoas utilizam ônibus municipais todos os dias na cidade. São mais de 16 mil viagens por dia. Por isso, é fundamental que os motoristas aproveitem e repassem esses conhecimentos, para salvarmos vidas e acabarmos com as mortes nas ruas e avenidas, em conjunto com toda a sociedade”, comentou Riverete.  

“Ressalto o intenso trabalho de treinamento dos motoristas de ônibus feito pela Emdec, em parceria com o Sest Senat”, disse Jacober. Segundo o gestor, esta qualificação, que possui indicadores de resultados, é um sucesso, tanto que também será realizada pelo Sest Senat de São Paulo, considerando a experiência de Campinas.  

Além da explanação de ontem, Urnhani, que atua no programa AutoEsporte da Globo, falará em 31/05 a universitários, funcionários da Emdec e motoristas do Sistema Alternativo de ônibus, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), fechando o Maio Amarelo Campinas 2023. 

Também serão veiculados neste mês nas redes sociais da Emdec vídeos de conscientização do piloto sobre os perigos do excesso de velocidade, da combinação entre álcool e direção e do celular ao volante. Haverá, ainda, posts sobre a importância da cadeirinha, do capacete e cinto de segurança, bem como a respeito de ultrapassagens seguras e cuidados envolvendo ciclistas e pedestres.  

Maio Amarelo Campinas 2023  

Na programação deste ano do movimento, há a instalação de laços amarelos no município e pinturas de alerta em locais de acidentes fatais; ações educativas para todos os usuários das vias públicas; palestras e workshops; passeio ciclístico na região do Campo Grande; simulação de ponto cego para motoristas de ônibus e motociclistas; e simulação de atendimento a vítimas de trânsito.

Acesse a agenda completa, publicações (notícias, posts) e materiais em www.emdec.com.br/maioamarelo.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com