fbpx

CEU Jardim Florence I abre a agenda para castração de cães e gatos

A Prefeitura de Campinas realiza de hoje (26/03) até quinta-feira (28/03) o agendamento para os interessados na castração gratuita e microchipagem de cães e gatos na região do Jardim Florence. O cadastramento pode ser feito das 9h às 15h, no CEU (Centro Esportivo Unificado) Jardim Florence I, que fica na rua Lasar Segal, s/n. Esta edição do programa esterilizará 1.000 animais de tutores residentes nos bairros Jardim Florence, Satélite Íris, Residencial Cosmos, Jardim São Judas Tadeu.

O Castramóvel estará no bairro para a realização das cirurgias entre os dias 1º e 5 de abril, no mesmo endereço. De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), Paulo Anselmo Nunes Felipe, só podem passar pelo procedimento os animais que tenham sido previamente cadastrados.


Para efetivar o agendamento, o responsável pelo animal deve morar em um dos bairros contemplados, ser maior de 18 anos, e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

O diretor esclarece que a castração é uma técnica importante para ajudar na prevenção a doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos, entre outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada dos pets e, por consequência, o abandono. Castrar é um ato de amor”, afirma.

Os tutores que aderem ao projeto recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam para casa um guia sobre posse responsável.

Os animais castrados recebem também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, e também dados sobre o responsável e endereço.

De acordo com o diretor do DPBEA, desde 2013, mais de 20 mil castrações já foram realizadas e, até o final deste ano, mais nove mil animais de todas as regiões da cidade terão sido esterilizados. Só na semana retrasada, por exemplo, mais de 800 pets foram castrados em Barão Geraldo.

O DPBEA é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e responsável pela formulação, planejamento e execução da política para a população animal no município.