Connect with us

Nossa Cidade

Cidade-irmã da China projeta intercâmbio com o futebol de Campinas

 

 O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, recebeu na tarde desta quarta-feira, 19 de junho, a visita de uma delegação chinesa de Fuzhou. Cidade-irmã de Campinas desde 1996, Fuzhou quer promover intercâmbios na área esportiva com o município de Campinas, especialmente envolvendo o futebol no meio acadêmico.

 

 

Reforçando o forte laço de amizade entre Campinas e Fuzhou, o vice-prefeito confirmou a disposição da Prefeitura em contribuir para a construção de uma cooperação que envolverá não só o poder público como também várias entidades e agremiações da cidade. “Como todos sabem, o Brasil tem uma tradição muito grande no futebol e tenho certeza que podemos cooperar com os nossos amigos da China. São diversas instituições do município a serem articuladas neste trabalho, como a Unicamp, que já se faz presente nesta reunião, além das secretarias de Esportes e Lazer, Educação e Desenvolvimento Econômico, que trabalham em parceria com o nosso Departamento de Cooperação Internacional”, disse.

 

 

O vice-prefeito destacou ainda a tradição e a paixão pelo futebol em Campinas, que, além da representatividade dos clubes profissionais Ponte Preta e Guarani, possui cerca de 100 escolinhas de futebol espalhadas pelo município e mais de 200 equipes que disputam o Campeonato Amador da cidade. “Temos conversado internamente sobre esta proposta de intercâmbio e entendemos que poderá ser um projeto positivo para as duas cidades. Esta conversa é um primeiro passo para podermos estudar e idealizar essas parcerias”, acrescentou Henrique Magalhães Teixeira. Após o encontro na Sala Azul, o vice-prefeito acompanhou a delegação em visitas ao Campo da Mogiana e ao Clube Bonfim, que possui um trabalho voltado para o futebol feminino.

 

 

No encontro, o vice-prefeito também lembrou que a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, está organizando uma grande delegação para visitar a China entre 30 de agosto e 15 de setembro. Além da missão comercial com a presença de empresários da cidade, a delegação contará com a Seleção Campineira Masculina de Futebol da categoria juvenil, que disputará um torneio entre cidades-irmãs de Fuzhou, e também com estudantes que ganharam bolsas de estudo integral para curso de iMBA na Universidade de Minjiang, em Fuzhou, fruto de uma parceria com a Prefeitura de Campinas.

 

 

O chefe da delegação chinesa, Zheng Yong, vice-presidente do Comitê municipal de Conferência Consultiva Política do Povo Chinês em Fuzhou, agradeceu pela recepção e se mostrou otimista na criação de uma nova parceria com Campinas. “Gostaríamos de ampliar a cooperação entre as cidades e nesta missão estamos focando nas áreas de educação, medicina e educação física”, afirmou.

 

 

Além de destacar a atuação do vice-prefeito nas relações internacionais com as cidades da China, o secretário de Esportes e Lazer, Dario Saadi, ressaltou o ganho que os atletas da cidade vão adquirir com a viagem para a China no segundo semestre. “Sem dúvida alguma, será uma experiência especial para os nossos jogadores, que, além da parte esportiva, terão conhecimento de uma nova cultura”, projetou.

 

 

A reunião na Prefeitura também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, que destacou o potencial de Campinas e as presenças de empresas de origem chinesa no município, como a BYD, que tem fábrica de veículos elétricos e painéis solares na cidade, e a State Grid, que detém o controle acionário da CPFL Energia.

 

 

O encontro teve, ainda, a participação do diretor de Cooperação Internacional de Campinas, Tak Chung Wu, do diretor de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Quércia, do assessor especial da Secretaria de Educação, Thiago Ferrari, e de dois representantes da Faculdade de Educação Física da Unicamp, o vice-diretor Odilon José Roble e o professor dr. João Paulo Borin.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com