Connect with us

Nossa Cidade

Cidades-irmãs chinesas doam 80 mil máscaras de proteção para Campinas

A Prefeitura de Campinas receberá nas próximas semanas a doação de 80 mil máscaras de proteção para o enfrentamento do coronavírus, num ato de solidariedade das suas duas cidades-irmãs na China – Fuzhou e Dongguan. A doação é fruto de uma solicitação de ajuda encaminhada aos municípios chineses pelo vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, em ação realizada em conjunto pelo Departamento de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

A primeira remessa virá do governo de Fuzhou, que doará 30 mil máscaras descartáveis. O material será despachada para Campinas nos próximos dias. Capital da província de Fujian, Fuzhou é cidade-irmã de Campinas desde 1996. Em todas as caixas de doação, reforçando sua relação fraterna com o município brasileiro, o governo da cidade chinesa estampou a frase em português “Permanecemos juntos através de tempestades e tensões”.

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, que já esteve em Fuzhou, agradeceu pelo auxílio. “Em momentos graves como esse, buscar o suporte de povos amigos, como é o caso dos povos das nossas cidades-irmãs de Fuzhou e Dongguan, é a nossa obrigação como poder público. Confesso que fiquei muito emocionado e agradecido pela pronta resposta e atenção com que foi recebida a nossa solicitação”, agradece. “Isso demonstra que nossas relações vão muito além da questão econômica e que tratam-se, na verdade, de amizades genuínas. Que Deus possa usar cada uma dessas máscaras para atenuar o sofrimento de todos nós e retribuir às nossas amigas chinesas esse gesto tão bem-vindo”, completa. 

A próxima carga será composta por 50 mil máscaras descartáveis doadas pelo governo de Dongguan, que está acertando com a Prefeitura de Campinas os últimos detalhes da liberação para a doação e o envio dos equipamentos. Dongguan se tornou cidade-irmã de Campinas em 2016. “É uma demonstração da relação de amizade e confiança que nos une com as cidades-irmãs chinesas. Em tempos de pandemia, a solidariedade e a cooperação também salvam vidas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben. Campinas conta hoje com escritórios de representação internacional nas duas cidades-irmãs.

O secretário destacou ainda o trabalho e empenho do diretor do Departamento de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu, e sua equipe nas interlocuções com os governos municipais da China para a concretização dessas doações.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com