Connect with us

Nossa Cidade

Cohab Campinas implanta biometria para seus funcionários

A biometria já é uma realidade na Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas). Desde o último dia 31 de julho os funcionários da empresa precisam registrar os horários de entrada e saída pelo novo sistema.

A novidade até pegou algumas pessoas de surpresa, como foi o caso do assistente administrativo Júnior, Paulo César Pinto. Mas, perto de completar sete anos na companhia, ele acha que a tecnologia está aí para ser usada. “Faço uso da biometria até para acessar o meu celular. É ótimo, segurança para todos”, concluiu.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Lairce Aniceto Cardoso da Silva, o controle eletrônico, em si, não é novidade. “Na verdade, o ponto eletrônico já existe há bastante tempo, mas a marcação era por crachá eletrônico. Agora, o sistema que passa a ser usado é a biometria, modelo que traz mais segurança na marcação do ponto além de dar agilidade aos nossos controles”, afirmou.

O diretor administrativo e financeiro da Cohab-Campinas, Valter Greve, vê como avanço a implantação do novo sistema. “Este sistema oferece maior precisão e segurança para os próprios colaboradores da empresa,” completou Greve.

Sobre a biometria

Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente, este termo também foi associado a medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria já é usada na identificação criminal, controle de acesso, utilização de caixas eletrônicos e, brevemente, será obrigatória nas urnas eletrônicas.

Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, como por exemplo, os olhos (íris ou retina), a palma da mão, as digitais (dedos).

A premissa em que esta identificação está fundamentada é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas, traços aos quais são característicos de cada ser humano.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com