Connect with us

Cultura & Lazer

Cohab faz parceria e oferece curso de robótica para alunos da Vila União

curso robotica - vila união

Um curso de Robótica promovido em parceria pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e a empresa PET Robótica para Execução ofereceu conhecimento e despertou a curiosidade dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Zeferino Faz, localizada na Vila União.

Durante três semanas, do dia 5 ao dia 23 de novembro, os professores do curso se empenharam para motivar o interesse das crianças e adolescentes pelas novidades da robótica. Para muitos, foi o primeiro contato com essa tecnologia, que suscitou curiosidade e motivou muitas perguntas.

A professora Débora Homan destacou que a oficina de robótica acrescentou muito ao aprendizado dos alunos: “eles praticaram cálculo, como ouvir as pessoas, ter calma na hora de falar, simular o raciocínio e principalmente desenvolver a cooperação e o trabalho em grupo”.

Débora acredita que “essa oficina vai ficar na memória de todo mundo porque foi muito diferente, foi extracurrículo”. Ela citou a riqueza do conteúdo, que somou matemática, geografia, localização espacial, “muita coisa que a gente trabalha na sala de aula e que, às vezes, é muito maçante, mas aqui neste ambiente, conseguiu agregar conhecimento”, disse a professora, já parabenizando o projeto e torcendo por uma nova edição.

Segundo o coordenador do TTS – Trabalho Técnico Social – da Cohab-Campinas, Daniel Rocha, a ideia é desenvolver oficinas educativas de Ciências, Tecnologia e Empreendedorismo. “Os estudantes de hoje já têm acesso a muita informação, mas conhecimento nunca é demais. Ao terem acesso a uma tecnologia como a Robótica, os alunos são os maiores beneficiários, em uma experiência inesquecível”, disse.

Robótica

A Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba a história dos computadores, robôs e computação em geral, tratando de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, transformando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente, em circuitos elétricos.

Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido, de modo geral, êxito em questões como redução de custos e aumento de produtividade.

Diante do avanço inegável da tecnologia, os pessimistas dizem que os robôs acabarão por eliminar postos de trabalhos humanos, porém os otimistas acreditam que, trabalhando de forma integrada, homem e robô podem, e já estão obtendo, inúmeras conquistas, como no campo da medicina e nas viagens espaciais.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com