Connect with us

Nossa Cidade

Com apoio de Nelson Hossri, “Hackers do Bem” estarão na Câmara das 11 horas deste sábado (21) às 17 de domingo (22) criando mecanismos para tornar acesso a dados de transparência ainda mais ágil e fácil

A Câmara Municipal de Campinas sedia neste final de semana o Hack In Campinas, evento que irá fazer no Plenário da casa uma verdadeira maratona com um grupo de hackers – como são chamados os especialistas em programação de computador que se dedicam de maneira intensa a desenvolver soluções e alterações que modificam aspectos de programas e sistemas. Das 11 horas do sábado (21) às 17 horas do domingo (22), os presentes se dedicarão a estudar o site da Câmara para desenvolverem e proporem possíveis ferramentas que tornem a navegação, obtenção e visualização de dados de transparência ainda mais acessíveis.  
“Os hackers do bem vão atravessar a madrugada dentro do Plenário para utilizar a tecnologia em busca de possibilidades para tornar ainda mais fácil o acesso da população aos dados da Câmara, possibilitando ainda mais transparência ao Legislativo”, diz Hossri. Vale lembrar que a Cãmara de campinas foi considerada no levantamento mais recente do Ministério Público como uma das mais transparentes entre os mais de 600 municípios do Estado – ela ficou em 240 lugar, com nota 7,9, isso em uma época em que o portal de transparência sequer estava consolidado.
Uma maratona de “Hackers do bem” – como a que ocorrerá neste final de semana – é  chamada de “Hackaton”. O Hack  in Campinas faz parte de um evento maior batizado de Mega Hack e que conta com outros três hackathons. Além do apoio de Hossri, o evento deste sábado e domingo tem organização da Incubadora de projetos Cidade Viva, em parceria com a empresa Horizon Four.
Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com