Connect with us

Nossa Cidade

Com cabo de guerra e tocha olímpica, Campinas abre os jogos das Guardas Municipais de SP

Começou nesta segunda-feira, 7 de abril, em Campinas, a 12ª edição das Olimpíadas das Guardas Civis Municipais. A cerimônia de abertura foi realizada na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, com o tradicional acendimento da tocha olímpica e o desfile das delegações participantes.

O evento reúne guardas civis municipais de todo o estado de São Paulo, com a participação confirmada de ao menos 63 cidades. A competição segue até 14 de julho de 2025, data que também marca os 28 anos da Guarda Municipal de Campinas.

Ao todo, 21 modalidades esportivas serão disputadas, entre provas individuais e coletivas, como corrida, salto em distância, arremesso de peso, mountain bike, beach tennis, vôlei de praia, damas, dominó, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, natação e luta de braço. Os torneios acontecerão em diversos locais da cidade. Um dos destaques será o torneio K9, com a participação de cães policiais.

O objetivo da competição é promover a integração entre as corporações, incentivar a prática esportiva, valorizar a saúde e o bem-estar dos agentes, além de fortalecer os laços de confraternização entre as Guardas Municipais do estado de São Paulo.

Para o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi, além de uma competição esportiva, o evento representa a força e a união das guardas municipais. ‘Este é o recado que deixamos aqui hoje: o fortalecimento das GMs como força de segurança nas cidades e o papel fundamental que as corporações municipais representam na segurança pública do país’, afirmou.

A comandante da GM Campinas, Maria de Lourdes Soares, destacou que o esporte reúne qualidades essenciais para o desenvolvimento físico e mental dos agentes, o que é fundamental na rotina de trabalho na área de segurança. ‘O esporte traz foco, disciplina, resiliência e superação. Além disso, esse evento fortalece a integração entre as forças de segurança pública, agregando ao nosso trabalho e promovendo a cooperação entre as guardas municipais’, afirmou.

As Olimpíadas das Guardas Civis Municipais integram o calendário oficial de eventos do estado, conforme estabelece a Lei Estadual nº 17.852, de 5 de dezembro de 2023, de autoria da deputada estadual Letícia Aguiar, presidente da Frente Parlamentar em Valorização e Defesa das Guardas Municipais. Campinas foi escolhida como a primeira cidade-sede após a sanção da lei.

As Olimpíadas das Guardas Civis Municipais integram o calendário oficial de eventos do estado, conforme a Lei Estadual nº 17.852, de 5 de dezembro de 2023, de autoria da deputada Letícia Aguiar, presidente da Frente Parlamentar em Valorização e Defesa das Guardas Municipais. Campinas é a primeira cidade-sede após a sanção da lei.

Além do secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi, e da comandante da GM Maria de Lourdes Soares, a cerimônia de abertura contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do secretário de Esportes, Fernando Vanin; da deputada estadual Letícia Aguiar; da secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis, que representou o governador Tarcísio de Freitas; do prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco; além de secretários municipais de Segurança e comandantes de Guardas Municipais das cidades participantes.

Cabo de Guerra

A modalidade cabo de guerra foi a primeira a ser disputada logo após a abertura do evento. Cerca de 200 atletas, entre masculino e feminino, de 16 municípios participaram da prova, com equipes formadas por 10 jogadores. Os vencedores no masculino foram: 1º lugar ficou com a GM de São Paulo, 2º lugar, GM Santa Bárbara d’Oeste e 3º lugar a GM de Campinas. Já no feminino, as meninas de SP foram as campeãs, seguidas pelo time da GM Campinas e o terceiro lugar ficou com São Bernardo do Campo. Todos os atletas receberam medalhas de ouro, prata e bronze conforme a classificação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com