Connect with us

Nossa Cidade

Com reproduções visuais e sonoras do céu, planetário oferece viagem imersiva pelo espaço sideral

 

Você já foi a um planetário? No ano de 2023, 8.800 pessoas foram ao Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, localizado no interior do Parque Portugal, conhecido como Lagoa do Taquaral. Desse total, 6.394 foram alunos das escolas da cidade, tanto públicas quanto particulares, o correspondente a 72.7%. Os demais são público em geral, visitantes de domingo, famílias acompanhadas de seus filhos e por aqueles que gostam de astronomia.

 

O que eu mais gosto são os planetas”, diz Larissa Barros, de 7 anos. Aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Ednei Gori, ela e seus colegas de sala foram ao Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e saíram de lá com vontade de voltar e viver novamente a experiência. “Eu amei; é totalmente incrível e muito legal”.

 

Sua amiga Nicoly Escher, de 7 anos, também aluna da mesma escola, conta que o que mais a impressionou foi o evento espacial projetado no Planetário. “O que eu mais gostei foi da tempestade de meteoros. Achei muito legal porque aprendi muita coisa sobre o céu”.

 

Simulação do céu

 

Para quem não conhece, o planetário é uma espécie de teatro, onde é simulado o céu noturno e o espaço sideral de maneira imersiva e didática, mostrando o que muitas vezes não é possível enxergar sem telescópios ou a olhos nus. Planetas e constelações são projetados em uma grande cúpula que envolve toda a plateia. A sensação para o público é de estar contemplando um céu estrelado e outras maravilhas do universo. A capacidade do planetário é de 60 lugares.

 

Através da reprodução de eventos espaciais e de viagens para localizar e entender as constelações e os planetas, o Planetário cumpre um papel didático sobre a astronomia, segundo o responsável pelo Museu Dinâmico e Planetário, André Henrique Milan Rolim.

 

Para ele, o Planetário é fundamental porque muda a percepção da criança e do adulto sobre “olhar para o alto, para o céu, para o universo”. “As crianças e as pessoas, em geral, vivem em grande contato com telas digitais: do computador e do celular. Quando elas chegam ao Planetário, são convidadas a olhar para o céu, que passa despercebido no seu dia a dia. O Planetário é um jeito de você tirar o olhar para baixo, de desviar o olhar apenas do seu redor e olhar para cima”.

 

As sessões no Planetário funcionam primeiro com uma conversa de Introdução à Astronomia para ambientar o público e para que os olhos se acostumem sem a luminosidade do ambiente externo. Em seguida, as reproduções visuais e sonoras do céu começam com uma passagem pelas constelações para uma maior compreensão de direção no céu e para o grupo das estrelas. Depois disso, acontece uma viagem verdadeiramente imersiva pelo espaço. “É a chamada Viagem para os planetas gigantes, onde ocorrem eventos espaciais de tirar o fôlego do público”, acrescenta Rolim.

 

Quem quiser conhecer o Planetário – Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, tem duas maneiras: as escolas devem agendar previamente as visitas de segunda a sexta-feira em quatro horários: 9h, 10h, 14h e 15h30. Aos domingos ocorrem duas sessões abertas ao público, às 14h30 e 15h30, com a venda de ingressos apenas no local, a partir das 14h, com valores de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) com apresentação de carteira de estudante. Crianças de 5 a 12 anos pagam meia com apresentação de documento de identidade. O telefone para informações é o (19) 3252-2598.

 

O Planetário fica localizado dentro do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral com acesso pelos portões 5 e 7, na Avenida Dr. Heitor Penteado, s/nº, no bairro Taquaral.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com