Connect with us

Nossa Cidade

Combate à dengue: agentes percorrem 10 áreas em 9º mutirão neste sábado, 30

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, 30 de março, o 9º mutirão municipal de 2024 contra o mosquito da dengue. A ação começa às 8h e a pasta definiu dez bairros que devem ter imóveis visitados pelos agentes de saúde e voluntários:

 

– Vila 31 de Março

– Parque Brasília

– Vila Lafayette Álvaro

– Jardim Boa Esperança

– Vila Tofanelo

– Jardim Madalena

– Jardim Conceição

– Jardim Liria

– Parque Imperador

– Jardim Flamboyant

 

O ponto de encontro das equipes é o Centro de Educação Infantil Professor Hilton Federicci, localizado na rua Frederico Marcondes Machado, 65, na Vila 31 de Março.

 

Como será o novo mutirão?

 

O mutirão deste sábado deve reunir voluntários e agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros. Eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.

 

A Administração repete a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.

 

O mutirão é multisetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec. O balanço das ações deve ser divulgado nesta segunda-feira, 1º de abril.

 

O que já foi feito

 

A Secretaria de Saúde informa que desde dezembro de 2023 já colocou em prática uma série de medidas consideradas adicionais, sobre o planejamento regular de prevenção e combate à dengue, que inclusive começaram a ser copiadas por outros municípios diante do contexto do aumento de casos da doença. O plano inclui Sala de Situação para análise sistemática, reorganização da rede de saúde e novo site para divulgar informações.

 

A Prefeitura realizou neste ano oito mutirões, incluindo um regional, onde visitou pelo menos 35,4 mil imóveis para orientar a população e retirar criadouros do mosquito transmissor. Contudo, em cada ação, quase metade dos espaços são encontrados inacessíveis pelos agentes por estarem fechados, desocupados ou em virtude de impedimento dos moradores.

 

Outra novidade é o uso de inteligência artificial para ampliar o monitoramento e assistência em saúde aos pacientes com dengue. Toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença, após atendimento no SUS Municipal, recebe via WhatsApp mensagem disparada pelo chatbot que auxilia a Pasta a acompanhar as condições do paciente. Caso necessário, é feita nova orientação sobre busca por atendimento.

 

Ações de 2024 em números – atualização até 25 de março

 

– Controle de criadouros: 254,3 mil imóveis visitados

 

– Nebulização costal: 37,7 mil imóveis visitados

 

– Nebulização veicular: cobertura de 37,4 mil imóveis

 

– Busca ativa + controle de criadouros: 49 mil imóveis visitados

 

– Avaliação de densidade larvária realizada por agente comunitário de saúde: 27,1 mil imóveis visitados

 

– Avaliação de densidade larvária feita por agente de apoio ao controle ambiental: 1,6 mil imóveis visitados

 

Pontos estratégicos e imóveis especiais: 1,3 mil imóveis visitados

 

Estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) mostram que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, estão nas residências. Portanto, o enfrentamento à epidemia exige esforço compartilhado entre Poder Público e população para eliminar qualquer espaço com água que possa ser usado pelo inseto para proliferação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com