Combate à dengue: veja cuidados com vasos em cemitérios de Campinas em Finados

A três dias para a celebração do Dia de Finados, a Secretaria de Saúde de Campinas fez um apelo para que a população deixe de levar ou redobre os cuidados ao colocar vasos em cemitérios. O alerta para esta quinta-feira, 2 de outubro, faz parte das orientações para combate à dengue, uma vez que os itens podem virar criadouros do mosquito transmissor da doença.

Campinas declarou epidemia de dengue em abril deste ano e a necessidade de cuidados preventivos precisa ser contínua. A cidade registrou entre 1º de janeiro e 24 de outubro um total de 9.879 casos confirmados da enfermidade provocada pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti. Além disso, ocorreram duas mortes, em março e junho.

O agente de controle ambiental Augusto de Lara Garcia, do Programa de Arboviroses e Zoonoses, destacou quais medidas precisam ser tomadas pela população nas visitas. “É importante dar preferência para as flores naturais plantadas em vasos com terra. Além disso, deve-se remover o prato e embalagens de celofane para não ter o acúmulo de água”, afirmou.

Orientações para a população

A dengue provoca febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia. Caso tenha estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde de Campinas para receber atendimento médico.

Para acabar com a proliferação do mosquito Aedes aegypt é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus, além de vedar a caixa d’água e não deixar acumular água nos vasos.

A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas da dengue é a busca pelos centros de saúde. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Pasta: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.


Publicado

em

por

Tags:

NOTÍCIAS CAMPINAS