Connect with us

Nossa Cidade

Começa a 28ª Semana Italiana de Campinas, com várias atrações culturais e gastronômicas

“Está aberta oficialmente a 28ª Semana Italiana de Campinas”, disse o prefeito de Campinas, Dário ‘Giolo’ Saadi, no começo da noite desta segunda-feira, 15 de abril, em cerimônia no saguão da Prefeitura. A Semana é organizada pela Casa D’Italia, com o apoio da Prefeitura, por meio da  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O evento contou com a presença de autoridades e descendentes de italianos na cidade. O prefeito, que é filho de uma italiana e um libanês, se emocionou ao falar sobre a festa.  “É emocionante fazer parte da abertura da Semana Italiana, que é sempre feita através das atrações culturais, religiosas, gastronômicas, junto com a comunidade que ajudou muito na construção de uma metrópole que vivemos hoje”, declarou.

“Sou muito grato à minha descendência italiana e tenho certeza que esta proximidade da comunidade, do consulado, da Casa D’Italia, com as forças políticas de Campinas, teremos uma festa com toda riqueza da Itália tão generosa ao Brasil. Tenho certeza que a Semana Italiana será proveitosa, do ponto cultural, de entretenimento, do esporte e, sem dúvida, esses laços entre Campinas e Itália vão continuar dando muitos frutos nas próximas décadas”, disse o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, disse que é uma alegria ter um Departamento de Cooperação Internacional fazendo um evento prestigiando as comunidades, neste caso, abrindo a Semana Italiana. A Pasta produziu um vídeo dos “250 anos de Campinas, conectada com o amanhã”. O vídeo foi feito com o uso da Inteligência Artificial. “A Prefeitura já está conectada com o amanhã produzindo esse vídeo”, disse. Ela desejou uma ótima semana a todos durante a comemoração da Semana Italiana em Campinas.

O cônsul geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, disse que Campinas é sua “segunda casa depois de São Paulo”. “É um lugar perfeito para comemorar os 150 anos da imigração italiana e para festejar a Semana Italiana.”

O cônsul honorário de Campinas, Francesco Picciallo, acrescentou: “Me sinto em família, nestes 15 anos em Campinas. Isso é muito importante para quem chega aqui na cidade e tem este acolhimento”.

O evento também contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Colluccini; e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Luiz Carlos Rossini, autor da lei que instituiu a Semana Italiana de Campinas.

Também participaram, o presidente do Comitê dos Italianos no Exterior, Alberto Mayer; a presidente da Casa D’Itália em Campinas, Célia Pescarini; e a diretora da  Acadêmica Italiana, Ilária Bisanti.

Durante toda a semana, estão programadas atividades artísticas, esportivas, culturais e gastronômicas. O encerramento será no domingo, dia 21 de abril, com a realização de uma missa celebrada em italiano pelo Padre Jeferson Luiz Pereira da Silva, com  participação do Coral Santana, na Igreja São Joaquim e São Roque, em Joaquim Egídio.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com