Connect with us

Nossa Cidade

Começa hoje, 20, agendamento de vacina para pessoas a partir de 65 anos

O agendamento para a vacinação contra a Covid-19 para moradores de Campinas a partir de 65 anos e profissionais de saúde a partir de 50 será aberto nesta terça-feira, 20 de abril, a partir das 17h. O dia e horário deverão ser escolhidos no site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160 (pessoas que enfrentarem dificuldades podem buscar ajuda no centro de saúde mais próximo). A vacinação para esses grupos terá horários disponíveis a partir de quinta-feira, dia 22. Serão cerca de 32 mil vagas. Só serão atendidas pessoas que estiverem agendadas, que devem comparecer ao local com 10 minutos de antecedência para evitar aglomerações.

 

A aplicação das doses contra a Covid-19 está sendo feita em cinco centros de imunização (confira abaixo). No dia marcado, a pessoa que vai receber a vacina deve levar documento de identificação com foto e CPF, além dos comprovantes de endereço em Campinas e do agendamento (que pode ser mostrado no celular). No caso dos profissionais de saúde, é preciso levar documento do conselho de classe e/ou outro comprovante de atuação profissional em categoria autorizada, comprovante de residência, documento com foto, CPF, holerite e comprovante do agendamento.

Exemplos de comprovantes de atuação profissional: contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha   informações como nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa e cargo ou função), declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa, entre outros.

O comprovante de endereço deve estar em nome da pessoa a ser vacinada ou em nome do marido (esposa) ou companheiro (a), desde que comprove o parentesco. Servem como comprovantes contas de água, energia elétrica, telefone, gás, serviços de internet, conta de banco, conta de cartão de crédito, carnê de IPTU, cartão SUS e carta INSS.

Categorias dos profissionais de saúde

Poderão fazer o agendamentos profissionais de saúde a partir de 50 anos das seguintes categorias: assistentes sociais que trabalham em estabelecimentos da área da saúde; auxiliares em laboratórios de análises clínicas; biomédicos; biólogos; cirurgiões dentistas; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas; fonoaudiólogos; motoristas de ambulância; médicos; médicos veterinários; nutricionistas; profissionais de Educação Física; psicólogos; terapeutas ocupacionais; técnicos e auxiliares de enfermagem; técnicos e auxiliares de saúde bucal; técnicos em laboratórios de análises clínicas; técnicos em radiologia; gerontólogo, além de doulas/parteiras.  

 

Centros de Imunização

Os Centros de Imunização funcionam das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 18h, aos sábados e domingos.  
 

Até a tarde de terça-feira, dia 20, foram aplicadas 264.273 doses da vacina, sendo 165.539 primeiras doses e 98.734 segundas doses.
 

A Secretaria de Saúde ressalta que as pessoas precisam fazer o agendamento no site vacina.campinas.sp.gov.br, mas também é importante que realizem o pré-cadastro no site VacinaJá (vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado. Dessa forma, o atendimento no Centro de Imunização é mais rápido.   

 

Confira quais são os Centro de Imunização:  

– CVI – Centro de Vivência do Idoso na Lagoa do Taquaral  

Avenida Doutor Heitor Penteado, s/nº. Portão 5, com área de estacionamento  

 

– Escola CAIC Zeferino Vaz  

Rua José Augusto de Mattos, s/nº  

Parque Residencial Vila União  

 

– Círculo Militar de Campinas  

Avenida Getúlio Vargas, 200  

Jardim Chapadão  

 

– Casa da Criança Paralítica  

Rua Pedro Domingos Vitali, nº 160  

Parque Itália  

 

– Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste)  

Rua Augusta Parreira Belinteni, s/nº  

Vila Castelo Branco  

 

Gripe e Covid – intervalo  

A vacinação contra a gripe está acontecendo nos centros de saúde de Campinas desde 12 de abril. Neste momento, as vacinas estão destinadas a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após dar à luz), trabalhadores da Saúde e povos indígenas. A meta é vacinar 90% deste público, formado por 145 mil pessoas.   

Neste ano, idosos a partir de 60 anos e professores serão vacinados na segunda etapa, a partir de 11 de maio. Já as pessoas com comorbidades (doenças crônicas e outras), com deficiência permanente, e outros públicos serão vacinados na terceira etapa, programada para a partir de 9 de junho.  

Como as campanhas de vacinação (Covid e Gripe) acontecem ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente. A orientação é priorizar a imunização contra a Covid e  respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses contra Covid e contra Influenza.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com