Connect with us

Nossa Cidade

Começam as obras do Projeto Piloto do Programa Reforma

Os Moradores do núcleo residencial Jossiara, beneficiários do Projeto Piloto do Programa Reforma, começaram a vivenciar uma sensação diferente na semana passada. Depois de assinarem os contratos para realização das reformas em suas casas no final do mês passado, os moradores de sete residências experimentaram efetivamente a emoção pelo início das obras.

 

A Secretaria de Habitação (Sehab) e a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) trabalham em parceria na realização do Projeto Piloto, que atenderá inicialmente 20 famílias nos núcleos residenciais Jossiara, na região do Distrito do Ouro Verde e Bairro da Conquista, na região Sul. Esse projeto será fundamental para nortear novos programas de reforma através do Fundo de Apoio à População de Sub-habitação Urbana (Fundap).

 

Segundo a coordenadora setorial de Planejamento Físico Habitacional, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Taís Sineiro Herig, a motivação tem sido o combustível para a realização deste projeto.

 

“Estamos trabalhando na estruturação de um modelo de reforma para o Fundap oferecer à população que mais precisa. A equipe está bastante motivada e na expectativa dos resultados que estão por vir no Projeto Piloto das 20 unidades”, disse.

 

O coordenador técnico das obras, Anderson Rodrigo de Oliveira, conta que os trabalhos serão realizados em etapas.

 

“Nessa primeira etapa serão realizadas as demolições, bem como a remoção do entulho que for gerado. São cinco equipes trabalhando simultaneamente e, nesse ritmo, a finalização das reformas no Jossiara está prevista para o início do mês que vem”, adiantou.

 

Dona Maria Leoci Santos de Souza nem acreditou quando tocaram a campainha dela pedindo autorização para começar a reforma.

 

“Moço, eu moro aqui com mais seis pessoas e por inúmeras vezes a gente pensou em sair, ir embora mesmo por causa das dificuldades. Mas agora que a Cohab e a Sehab estão cumprindo o que prometeram pra gente, só nos resta esperar o final das obras. Aqui na minha casa vão trocar o telhado e refazer o piso; é tanta alegria que nem dá pra falar”, afirmou.

 

As obras estão sendo executadas pela Programa Vivenda Reformas para Baixa Renda Ltda. O diretor da empresa, Fernando Amiky Assad, ressaltou a parceria com a Sehab/Cohab, que partilham do mesmo interesse, e que está é uma ótima oportunidade para beneficiar mais pessoas.

 

“Estamos felizes com esse trabalho em conjunto. Os moradores também estão muito satisfeitos, primeiramente pela oportunidade criada pela Sehab/Cohab, algo bem inovador; segundo, pela positiva experiência de obra que estão passando, além de terem seus desejos considerados e debatidos junto a arquitetos. Os moradores não precisam se preocupar com referente à obra, pois nós fazemos a gestão integral do serviço, como o acompanhamento dos pedreiros, ou compra e entrega dos materiais. E por conta disso, os prazos vêm sendo cumpridos, o que é outra boa surpresa”, contou.

 

Assad destaca ainda que a Vivenda nasceu para oferecer acesso a todos a uma casa bonita e saudável.

 

“Não só prevemos utilizar materiais de qualidade, como também itens inovadores que façam a obra ficar melhor, mais barata e mais eficiente do ponto de vista ambiental. Nessas primeiras obras, por exemplo, já utilizaremos uma tecnologia nova que são as telhas de PVC, mais leves, mais duráveis, e com tecnologia para reduzir a temperatura de dentro das casas. Nossa relação com a Sehab/Cohab vem sendo pautada por muito respeito, transparência e profissionalismo, e com essas bases acreditamos que construiremos uma parceria de longo prazo que beneficie muitas pessoas”, completou.

 

Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Samuel Rossilho, o programa vai trazer alegria pra dezenas de famílias.

 

“Eu sempre digo que muita gente não acreditava quando anunciamos que este tipo de benefício seria implantado aqui em Campinas. Nesta primeira fase vamos começar com 20 famílias nos núcleos residenciais Jossiara e Bairro da Conquista. A partir de janeiro, nossas equipes vão trabalhar a todo vapor para atingir nossa meta final que é a entrega da escritura definitiva das moradias. Agradeço demais também ao empenho da Vivenda porque, sem a parceria dela, não daria pra fechar a conta. Sinceramente, eu fico emocionado ao ver a alegria estampada no rosto das pessoas”, completou.

 

Critérios

 

Para fazer parte do programa é necessário que os beneficiários se enquadrem nos seguintes critérios:

 

● Ter renda familiar bruta de até R$ 2.811,00;

 

● Possuir um único imóvel, em todo o território nacional;

 

● Ser maior de 18 anos ou emancipado;

 

● Ser proprietário, possuidor ou detentor e residir no imóvel a ser beneficiado.

 

 

 

 

 

Os imóveis também necessitam de enquadramento nos critérios:

 

● Ter estrutura estável, com paredes de alvenaria, madeira aparelhada ou equivalente;

 

● Apresentar, pelo menos, uma das seguintes situações de inadequação: ○* Possuir mais de três moradores do grupo familiar por dormitório;

 

○ Não possuir banheiro ou sanitário de uso exclusivo do grupo familiar;

 

○ Apresentar inadequação da cobertura;

 

○ Não possuir solução adequada de esgotamento sanitário;

 

○ Carecer de conclusão da unidade habitacional.

 

O projeto conta com os serviços das empresas credenciadas junto ao Fundap para a realização das reformas. Todas as fases de execução das obras terão acompanhamento de técnicos da Cohab-Campinas neste programa integra o projeto Habitar Campinas.

 

Quem quiser obter mais detalhes sobre o programa, plano de trabalho deve acessar o link: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/habitacao.

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com