Connect with us

Nossa Cidade

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania traça diagnóstico da saúde na cidade

A reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Campinas, se reuniu na tarde desta quarta-feira (2) com mais de 50 representantes de conselhos locais e distritais de saúde, e também do Conselho Municipal de Saúde. A reunião contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Haydée de Jesus Lima, da servidora da Saúde, Maria do Carmo da Silva. O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, foi convidado, mas não compareceu.

O secretário foi bastante criticado pois, de acordo com os presentes, ele tem demonstrado desinteresse no diálogo com o Conselho e com o movimento popular de saúde. Para Carlão do PT, presidente da Comissão na Câmara, o quadro da saúde na cidade é estarrecedor. “O secretário de Saúde tem que ser convocado a dar explicações aqui na Câmara. A situação é de profunda crise, temos pessoas morrendo por falta de atendimento”, ressalta.

A presidente do conselho também lamentou a ausência de um representante do Executivo. “O secretário também tem se ausentado das reuniões do Conselho, queremos dialogar com ele, pois temos proposta para a Saúde em Campinas”, explicou.

O Conselho Municipal de Saúde apresentou dados de uma pesquisa desenvolvida por eles que apontaram itens de maior relevância sobre o assunto, que precisam ser melhorados e que seriam discutidos com o Executivo no encontro desta tarde. Entre os principais pontos de reclamação da pesquisa são: filas para atendimento de madrugada; procura pelo Pronto Socorro em casos que poderiam ser resolvidos na unidade básica; conflitos entre usuários e recepção ou enfermagem; falta de confiança dos usuários nas unidades básicas; desistência de tratamentos contínuos em virtude da dificuldade de agendamentos de retornos; suspensão de exames laboratoriais; falta de medicamentos para hipertensão, asma, insulina, sondas e outros itens essenciais.

Além de cobrar do Executivo respostas para solucionar os problemas da saúde, o vereador Carlão do PT quer realizar uma Conferência Popular de Saúde para aprofundar o debate com a população. Participaram também da reunião os vereadores Paulo Galtério (PSB) e Tenente Santini (PSD).

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com