Connect with us

Nossa Cidade

Comitê da Operação Verão alerta para importância de respeitar bloqueios durante as chuvas

Os membros do Comitê da Operação Verão 2023/2024 participaram da primeira reunião de 2024 nesta segunda-feira, 8 de janeiro. O objetivo foi compartilhar as ações realizadas até o momento e alinhar fluxos de trabalho conjunto entre as áreas envolvidas. Um dos pontos levantados na reunião é a necessidade de alertar motoristas para respeitar bloqueios viários colocados pelos agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em áreas sujeitas a alagamento. A medida é adotada justamente para proteger a população e evitar ocorrências em que os veículos deslizam no asfalto (aquaplanagem). 
 
Ao transpor os bloqueios, além de colocar a própria vida e a dos passageiros em risco, o motorista pode ser autuado (artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro). A multa é grave, no valor de R$ 195,23, e o motorista também perde cinco pontos na carteira de habilitação.
 
Na reunião, também foram apresentadas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos na limpeza e remoção de descartes irregulares. Apenas na semana passada, entre quarta e sexta-feira, equipes da Secretaria recolheram 150 caminhões de lixo em vias e terrenos públicos dos bairros Novo Mundo, Maracanã e Satélite Íris. Apenas na sexta-feira, dia 5, foram recolhidas 600 toneladas no Novo Mundo. “Muitas pessoas não têm paciência de esperar pelos caminhões de coleta de lixo e jogam resíduos em terrenos e córregos”, destacou o engenheiro Osmar Torres, da Secretaria de Serviços Públicos. 
 
Segundo Torres, as equipes já se depararam com casos em que pessoas chegavam com lixo para jogar no córrego enquanto as máquinas estavam fazendo a limpeza. Essa atitude, além dos riscos sanitários, entope bocas de lobo, galerias de água pluviais e de rede de esgoto e contribui para o assoreamento dos córregos. Quando a chuva vem, o lixo impede a água de escoar corretamente, trazendo prejuízos para a população. 
 
Outra situação bastante crítica é da rua José Cristovão Gonçalves, entre o Jardim Conceição e o Jardim São José. A última limpeza realizada no local foi no final do mês de novembro. Foram retiradas 2.250 toneladas de descarte irregular em um mutirão ao longo de cinco dias. Pouco mais de um mês depois, o lixo já voltou a se acumular nos 2 quilômetros de via. Nova limpeza vai ser agendada.
 
O serviço de limpeza do lixo descartado irregularmente também representa um gasto para o município, recursos materiais e de servidores que poderiam ser empregados em outras áreas da cidade. 
 
Presente na reunião, o tenente do Corpo de Bombeiros Paulo Belizário reforçou a importância da conscientização da população para “não jogar lixo nas ruas e, assim, evitar danos maiores”. Ele também destacou o quanto a educação ambiental das crianças é importante para que cresçam cientes da necessidade de cuidar do meio ambiente e destinar corretamente o lixo e materiais recicláveis.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com