Connect with us

Nossa Cidade

Comitê da Saúde e Rede Mário Gatti supervisionará integração da telessaúde

Comitê da Saúde e Rede Mário Gatti

Um comitê formado por profissionais da Secretaria de Saúde e da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar vai monitorar a execução e a integração da telessaúde à rede municipal, além de avaliar o projeto-piloto de teletriagem implantado em junho de 2022 em Campinas. A criação do “Comitê Gestor para Acompanhamento da Implementação da Prática de Telessaúde, por meio da Telemedicina e Teleassistência, no Município de Campinas” foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 19 de janeiro. 

De acordo com o secretário de Saúde, Lair Zambon, a comissão contará com técnicos de diversos setores da rede e, por isso, será muito importante para a criação de instrumentos para monitorar e analisar a telessaúde, que está em fase de implantação no município. No início deste mês, a pasta finalizou a entrega dos mais de 300 computadores que farão os atendimentos on-line.

Zambon ressalta que o comitê também tem a função de avaliar a teletriagem, que funciona em Campinas desde 8 de junho de 2022. No ano passado era disponibilizado em 12 unidades. Desde o início de 2023 está disponível em 66. “Esses integrantes da comissão vão analisar os resultados de avaliações dos usuários e profissionais das unidades de saúde para que possamos cada vez mais qualificar o atendimento e promover a integração em toda a rede”, disse. 

Nas próximas semanas, o projeto-piloto da telessaúde deve começar em 24 unidades. Entre elas, estão as Policlínicas 2 e 3 e os Centros de Saúde Ipaussurama, Capivari, Sousas, Paranapanema, São José, San Diego, Rosália Anchieta, Figueira, São Cristóvão, Centro, Aurélia, Fernanda, entre outros. Depois disso, o serviço será disponibilizado em todos os centros de saúde, policlínicas e ambulatório de especialidades dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.

“A telessaúde vai permitir a união dos atendimentos presencial e à distância e possibilitar maior integração dos profissionais dos vários serviços dos centros de saúde, especialidades e área hospitalar, além de promover a prevenção do agravamento de doenças crônicas”, explicou a secretária adjunta de Saúde, Deise Hadich. 

O comitê é coordenado pela epidemiologista Andrea von Zuben. “O novo projeto vem como uma proposta de inovação, proporcionando uma prestação de serviços mais assertiva e de maior qualidade ao usuário do SUS. O comitê integra diversos departamentos para acompanhar o que está sendo feito e dar maior celeridade à implementação a partir da deliberação de encaminhamentos, análise dos trabalhos já realizados, entre outros”, disse.  

Residências médicas

No último da 13, a Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial uma portaria que garante o ensino em teleatendimento nas residências médicas vinculadas à Saúde e aos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com