Connect with us

Nossa Cidade

Comitê de enfrentamento à pandemia realiza simulação para vacinação

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do novo coronavírus, da Prefeitura de Campinas, promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, a terceira simulação do esquema de vacinação contra a Covid-19 no Centro de Imunização Sul (Casa da Criança Paralítica) no Parque Itália.

A ação foi promovida com o objetivo de orientar os profissionais que atuarão no novo centro de imunização quando a unidade entrar em operação. A exemplo dos dois postos de vacinação já em funcionamento, o da região Sul terá cerca de 30 profissionais atuando na triagem, cadastramento, organização e aplicação das doses.

“A simulação tem ainda o intuito de identificar situações de emergência que podem ocorrer e para as quais os trabalhadores devem estar preparados”, disse a enfermeira e articuladora da Saúde no Comitê, Priscilla Brandão Bacci Pegoraro.

Os dois centros de imunização já em operação estão localizados no Caic Sudoeste, na Vila União, e no Centro de Vivência do Idoso, no Taquaral. A expectativa é abrir o terceiro quando o município receber do Estado mais doses da vacina.

Participaram da simulação profissionais da Secretaria de Saúde – Departamentos de Vigilância em Saúde, de Saúde e Samu; Defesa Civil; Guarda Municipal e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Fluxo

Os idosos que serão vacinados passam por uma triagem na porta dos centros de imunização. É feita medição de temperatura e preenchido questionário para verificar se a pessoa não tem sintomas de Covid. Esses locais contam com sala de emergência e espaços demarcados para saída de ambulâncias.

As demais atividades que envolvem a vacinação também foram verificadas, incluindo coordenação, almoxarifado, sala de vacinas, informática, vigilância privada e transporte público. Foi definido, ainda, o fluxo de automóveis para atendimento ao idoso que não consegue sair do carro.

O treinamento também envolveu resolução de conflitos e orientações sobre quais situações levarão à negativa da vacina, casos como o de pessoas sem agendamento ou que não são o foco da atual etapa de vacinação – idosos com mais de 85 anos de idade. O município espera receber mais doses para que ocorra a ampliação da oferta de vacina.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com