Connect with us

Nossa Cidade

Comitiva de cidade chinesa visita Campinas para conhecer sistema de gestão

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, recebeu no final da manhã desta sexta-feira, dia 13 de dezembro, na Sala Azul do gabinete, uma delegação do governo da cidade chinesa Ningbo. A comitiva era chefiada por He Weiping, do departamento de Serviços de Reforma do Setor Público de Ningbo, acompanhado de outros cinco integrantes deste setor.

 

 

A delegação veio a Campinas para conhecer o sistema de gestão da Prefeitura e ter uma ideia de como funcionam os processos na administração municipal. Os visitantes estavam interessados especialmente na área de gestão de pessoas, Educação e Saúde.

 

 

Além do vice-prefeito, participaram também da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben; a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, e o diretor do departamento de Modernização da Gestão, Igor Nogueira de Camargo, da Secretaria de Gestão e Controle.

 

 

“Temos grande interesse em Ningbo, em relação à cultura, economia e universidades, aspectos que são muito semelhantes à realidade de Campinas”, destacou Henrique. “A nossa parceria com a China só se fortalece”, complementou André von Zuben. A secretária de Cidadania, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos ressaltou o lado social: “Campinas se abre a novos investimentos e integramos isso com o desenvolvimento social”, afirmou.

 

 

Durante o encontro, o diretor da Secretaria de Gestão em Controle apresentou o site da Prefeitura, os sistemas on-line do Portal do Cidadão, Portal do Servidor e Portal da Transparência. A exposição incluiu, ainda, os organogramas da Prefeitura.

Sobre Ningbo
 

 

Ningbo é uma das cidades mais antigas da China, com relatos que datam desde 4800 AC. Era uma das principais entradas/saídas da rota da seda e depois se tornou um dos principais portos da China.

 

 

O porto de Ningbo-Zhoushan é o mais movimentado do mundo em termos de tonelagem de carga. Em 2015, passaram pelo porto 888,96 milhões de toneladas de cargas.

 

 

Localizada no nordeste da província de Zhejiang, Ningbo tem cerca de 2,2 milhões de habitantes e conta com cinco universidades. Também é destaque em inovação científica. Desde 2006, o município chinês ganhou mais de 50 prêmios de ciência e tecnologia.

 

 

Relações entre Campinas e a China

 

 

Campinas possui afinidade com a China e vem incrementando a ótima relação mantida com várias regiões do país asiático. A cidade é irmã de dois municípios chineses: Fuzhou, desde 1996, e Dongguan, a partir de 2016, quando foi inaugurado o primeiro escritório internacional do município paulista na China.

 

 

O município de Campinas tem parceria comercial com a empresa chinesa BYD, que já possui duas fábricas na cidade: uma de ônibus elétricos, que opera desde julho de 2015, e uma de painel solar, inaugurada em 2017. Outras empresas chinesas que atuam em Campinas são a State Grid, controladora da CPFL, a Hainan Airlines, sócia da Azul, e a Huawei, fabricante de equipamentos eletrônicos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com