Connect with us

Nossa Cidade

Concerto da Sinfônica encerra Festival de Música Contemporânea Brasileira

 

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) marca presença neste sábado, 30 de março, no concerto de encerramento da sexta edição do FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira). O evento acontece às 20h, no Teatro Castro Mendes, onde a Sinfônica interpretará obras dos compositores homenageados Ernani Aguiar e Guinga. Esta é quinta participação consecutiva da orquestra no festival.

 

 

Sob a regência do maestro Ricardo Bologna, a sexta edição do FMCB terá o próprio compositor Ernani Aguiar regendo uma de suas obras e o compositor Guinga interpretando algumas de suas peças, acompanhados pela OSMC.

O evento ganha destaque e originalidade contando com a participação dos compositores que farão os comentários sobre o processo criativo das peças, proporcionando ao público maior afinidade acerca do repertório.

 

 

Prestes a completar 90 anos de história, a OSMC é reconhecida pela valorização da cultura brasileira, com diversas gravações em vídeo e dois discos recentes inteiramente dedicados ao repertório nacional.

.

 

Regente Ricardo Bologna

 

 

É timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

 

 

De 2008 a 2011 foi regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) de 2012 a 2014. Dirigiu as principais orquestras brasileiras como a OSESP, Filarmônica de Minas, Sinfônica do Paraná, da Bahia entre outras. Gravou três CDs com a OSUSP em 2012 e 2013. EM 2016, realizou a primeira audição brasileira (depois de 61 anos) da obra “Le Marteau sans Maître” de Pierre Boulez na Sala São Paulo dentro da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão de 2016. Foi vencedor do II Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2002).

 

 

Fundou o Percorso Ensemble, grupo especializado na execução do repertório dos séculos XX e XXI, que realiza vários concertos pelo Brasil. Recentemente, o Percorso realizou uma parceria com a São Paulo Companhia de Dança na estréia da coreografia “The Seasons” de Édouard Lock, com música de Gavin Bryars e participou da Temporada 2015 de Música Contemporânea do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2017, o Percorso ganhou o “Grande Prêmio” da Revista Concerto na categoria votação popular.

 

 

Em 1989, funda o Duo Contexto de percussão com o percussionista Eduardo Leandro, premiado no VI Prêmio Eldorado de Música (1991) e no Festival de Música de Câmara de Dusseldorf-Alemanha (1996). Em 1993 o Duo se torna grupo em residência no Centro Internacional de Percussão em Genebra, Suíça, realizando concertos e turnês pela Europa, EUA e Japão. Participação nos Festivais de Campos do Jordão (Brasil), Suita (Japão) e em vários concertos pelo Brasil. Em 2009 foi lançado o primeiro CD do Duo, pelo selo SESC-SP. Em 2010 foi lançado seu segundo CD com obras para percussão e flauta com a participação de Verena Bosshart. Foi percussionista convidado da “Orchestre de la Suisse Romande” e do “ Ensemble Contrechamps”, ambos na Suíça, com participação em vários festivais e turnês. Tem como mentor na regência o Professor e Maestro Kenneth Kiesler. Bacharelado na Unesp, Mestrado na “Haute École de Musique de Genève”, “Artist Diploma” no “Rotterdam Conservatorium” e Doutorado pela Unicamp.

 

 

PROGRAMA

 

Guinga: Suíte Circular da Penha Suíte Orquestral

 

I – Toada (Porto de Madama)
II – Choro (Jogo de compadre)
III – Lundu (Rasgando seda)
IV – Valsa (Valsa de aniversário)
V – Baião (Baião de Lacan)

Avenida Atlântica
Senhorinha

 

Ernani Aguiar: Sinfonia Seconda “Carnaval”

 

Samba

Frevo

Marcha Rancho Escola de Samba

 

O concerto tem entrada gratuita e a metade dos ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro Castro Mendes uma hora antes do início da apresentação. Metade dos ingressos estão sendo reservados por meio da plataforma https://www.sympla.com.br/concerto-com-ernani-aguiar-guinga–orquestra-sinfonica-municipal-de-campinas__479263 .

 

 

SERVIÇO

 

Orquestra Sinfônica de Campinas

 

Data e Horário: 30/03 sábado às 20h ,

Local: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos,s/nº, Vila Industrial. Campinas).

Telefone: (19) 3272-9359.

Ingressos: Entrada franca, convites serão entregues 1 hora antes de começar o concerto

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com