Connect with us

Nossa Cidade

Concurso Literário Carlos Gomes premia redações de alunos sobre compositor

A estudante Clarice Vitória do Nascimento foi a vencedora da 5ª edição do Concurso Literário Carlos Gomes. Aluna da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Padre Leão, no Parque Valença, contou a trajetória e a obra de Antônio Carlos Gomes. Pelo seu desempenho, Clarice ganhou um tablet. A premiação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27 de outubro, durante uma cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Campinas, no bairro Ponte Preta.
O evento encerrou as celebrações do Mês Carlos Gomes, que é realizado em parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura junto ao Rotary Club Campinas. As seis melhores redações redigidas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental foram premiadas. Estes estudantes ganharam um par de tênis. Os professores receberam um livro biográfico de Carlos Gomes, de autoria do historiador Jorge Alves de Lima, além de um CD do compositor.
O público se encantou com uma apresentação de hip hop executada pelo Grupo Eclipse de Dança. Os dançarinos fizeram uma interpretação de uma das principais óperas do compositor – “O Guarani”.
Além de centenas de alunos de seis escolas municipais, prestigiaram a cerimônia Rosângela Figueiredo e Sandra Peres, representando, respectivamente, os secretários de Educação e Cultura, Solange Villon Kohn Pelicer e Ney Carrasco, além de Jorge Alves de Lima, membro da Academia Campinense de Letras e escritor de duas obras sobre a vida do ilustre compositor campineiro, e integrantes do Rotary Club, da Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos (Abal) e do Jóquei Club de Campinas.
O Concurso
Todo mês de setembro, Carlos Gomes é celebrado em Campinas com uma série de atividades que reverenciam a memória de um dos mais ilustres campineiros. O concurso literário tem por objetivo fomentar a leitura e a escrita por meio da biografia e obras do compositor e músico.
Sob orientação de professores, os estudantes elaboraram os textos, que são encaminhados para uma comissão julgadora do concurso. Esse júri é composto por especialistas no compositor campineiro.
Os Vencedores
Concurso 2017
1º lugar – Clarice Vitória do Nascimento Souza
Emef Padre Leão Vallerie
2º lugar – Rafael Matoso da Silva
Emef Humberto Souza Mello
3º lugar – Julia Costa Pereira
Emef Elza Maria Pellegrini de Aguiar
4º lugar – Taysa de Souza Dias
Emef Orlando Carpino
4º lugar – Keven Henrique Guimarães Rodrigues
Emef Carmelina de Castro Rinco
5º lugar – Antônio Ruhan da Silva
Emef Raul Pila

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com