Connect with us

Nossa Cidade

Conferência dá início ao trabalho de integração da biodiversidade regional

A Prefeitura de Campinas, em parceria com o ICLEI América do Sul (Governos Locais pela Sustentabilidade) realiza nesta quarta-feira, 8 de novembro, às 8h30, no Salão Vermelho, a Conferência “Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Gestão Metropolitana”. O evento marca o início das atividades do projeto INTERACT-Bio: Ação Integrada pela Biodiversidade, que dará suporte para o planejamento das questões relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos na Região Metropolitana de Campinas.

 

O evento será dividido em duas partes: a Conferência, que será aberta ao público em geral e acontece pela manhã, e o Workshop, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que é fechado aos grupos de trabalho e ocorrerá na tarde de quarta e o dia todo na quinta-feira (9). As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEwHoneybH3M2RuCArVyOXvQ1mGd_A1ViYJYmzFRAqTFITgg/viewform?usp=send_form.

 

INTERACT-Bio

 

O ICLEI lançou um edital para cidades membros para seleção ao “Projeto INTERACT-Bio: apoio à implementação da Estratégia e Plano de Ação Nacional de Biodiversidade (EPANB) por meio da integração da biodiversidade no planejamento de regiões metropolitanas”. A região metropolitana modelo selecionada receberia suporte direto do projeto para que incorpore em seus mecanismos de planejamento questões relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Outras duas regiões metropolitanas também participariam como parceiras do processo e serão, portanto, beneficiadas por meio de capacitações técnicas e compartilhamento de experiências e práticas.

 

A proposta da Região Metropolitana de Campinas foi a vencedora para participar do Projeto, ao lado de Londrina e Belo Horizonte, que serão parceiras na implementação. O Projeto também será implementado em regiões metropolitanas da Índia e da Tanzânia, o que oferecerá à RMC a possibilidade de intercambiar também internacionalmente.

 

De acordo com o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, é importante ressaltar que o Programa Reconecta RMC, iniciado em junho de 2017, visando ações e apoio técnico para a conservação e recuperação da fauna e flora da região metropolitana através de um acordo entre os 20 municípios, impulsionou a seleção no Projeto.

 

“O meio ambiente não conhece as fronteiras municipais. Devemos planejar e agir com visão regional, considerando que são reais, como as bacias hidrográficas, por exemplo. Os corredores ecológicos deverão ser restabelecidos para religar os fragmentos florestais da região recuperando áreas de preservação permanente, de nascentes e matas ciliares”, diz o secretário, destacando que está em curso também o Plano Diretor Metropolitano da RMC. “Neste contexto o Interact-Bio vem em apoio à integração regional das agendas ambientais dos municípios da RMC”, afirmou Menezes.

 

A Região Metropolitana de Campinas foi selecionada para receber suporte direto do projeto INTERACT-Bio, para que cada município incorpore em seus mecanismos de planejamento questões relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos, otimizando a gestão da biodiversidade no território. “A integração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos é fundamental no planejamento metropolitano da RMC, em especial no plano de desenvolvimento urbano integrado, nos instrumentos de gestão do uso do solo e nos projetos de infraestrutura”, afirma o titular da SVDS.

 

O Projeto “INTERACT-Bio é financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, de Proteção da Natureza, da Construção e da Segurança Nuclear (BMUB) por meio da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI). É executado pelo ICLEI América do Sul, com apoio ténico da Helmholtz Zentrum fur Umweltforschung (UFZ).

 

A duração do projeto é de 4 anos (2017-2020) e 9 regiões metropolitanas estão envolvidas (distribuídas entre Brasil, Índia e Tanzânia). No Brasil as regiões metropolitanas são Campinas, Belo Horizonte e Londrina, motivo pelo qual estarão reunidos na Conferência representantes de diversos níveis de governo (municipal, regional, estadual e federal).

 

 

Programação Salão Vermelho

 

8:00 – Cerimônia de abertura da Conferência Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Gestão Metropolitana: boas vindas e falas institucionais com representantes do ICLEI, AGEMCAMP, Município de Campinas, Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente, Consulado da Alemanha

 

10:30 – 11:00 – Coffee Break

 

11:00 – 13:00

 

– Painel Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Planejamento Metropolitano

 

– Como as cidades dependem de ecossistemas saudáveis? Benefícios da Natureza – Sessão de Sensibilização

 

– Apresentação do projeto INTERACT-Bio

 

– INTERACT-Bio Global: Índia e Tanzânia

 

– Serviços Ecossistêmicos e Planejamento Metropolitano

 

 

Programação IAC

 

08/11/17 (14h às 18h): Espaço Solos do Brasil para o grupo de estudo das equipes técnicas dos municípios da RMC, FJPO, PCJ, ICLEI e AGEMCAMP.

 

 

09/11/17 (08h às 18h): Espaço Solos do Brasil no IAC para o grupo de estudo das equipes técnicas dos municípios da RMC, FJPO, PCJ, ICLEI e AGEMCAMP.

 

 

 

Mais informações sobre o INTERACT-Bio podem ser obtidas no site http://cbc.iclei.org/interact-bio-portuguese/.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com