Connect with us

Nossa Cidade

Confira as comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro

Ao longo do mês, vários eventos aconteceram em comemoração ao Mês da Consciência Negra e seguem até o dia 30 de novembro. Além dos debates e discussões sobre o tema, exposições artísticas, oficinas de fotografia, culinária, shows musicais e teatrais.

 

As atividades estão sendo promovidas pela Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Cultura e Educação, além de órgãos como a Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cpir); ações promovidas por entidades e organizações da comunidade negra no município também receberão apoio da Administração Municipal.

 

O objetivo do Mês da Consciência Negra é promover atividades que levem a reflexão sobre a história, a cultura e os desafios da comunidade negra no Brasil. As ações relacionam-se ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data de morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. Zumbi é um símbolo de resistência ao sistema escravocrata brasileiro que se encerrou oficialmente em 1888 com a Lei Áurea, mas cujos reflexos ainda persistem na sociedade brasileira.

 

Segundo a Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, além da comemoração do dia 20 como um marco na história negra do País, as atividades promovem uma “reflexão sobre a rica contribuição da história negra na constituição e genealogia de nosso país”.

 

Eliane ressalta que a comunidade negra tem um importante papel para o desenvolvimento econômico, a riqueza cultural e a diversidade do Brasil, além de representar 54% da população brasileira. “As reflexões e atividades propostas propiciam, não somente uma reflexão sobre esta contribuição, mas tem fundamentalmente o intuito de enriquecer o diálogo a respeito dos malefícios do preconceito, do racismo e da intolerância religiosa que atingem nossa população. É um momento para potencializar e propagar a mensagem sobre a igualdade de direitos: respeitadas as singularidades, todos nós somos iguais e merecemos respeito”.

 

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, em 2003 a data foi incluída no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei nº 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em Campinas, o dia da Consciência Negra foi instituído por meio da Lei nº 11.128 de 14 de janeiro de 2002.

 

Clique aqui e confira a programação do Mês da Consciência Negra com as datas, horários e endereços.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com