Connect with us

Nossa Cidade

Conselho da Região Metropolitana de Campinas elege novo presidente

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas elegeu, na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro

Conselho-da-Região-Metropolitana-de-Campinas-elege-novo-presidente.jpg

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas elegeu, na manhã desta terça-feira; 19 de fevereiro, na Secretaria Geral da Unicamp, o presidente e o vice-presidente para a próxima gestão frente às discussões que envolvem a região. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, participaram da reunião. 

Foi eleito presidente do Conselho da RMC o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, e como vice-presidente, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

A abertura da reunião foi conduzida pelo prefeito de Nova Odessa, Benjamin Bill, que estava no cargo de presidente da RMC. Participaram a vice-reitora da Unicamp, Teresa Atvars, prefeitos e representantes das cidades da RMC e secretários do governo do Estado.

O prefeito Jonas Donizette destacou a atuação do presidente Benjamin Bill à frente do Conselho da RMC. E também a importância de parcerias com a Unicamp. Que só têm a beneficiar todas as Prefeituras no que diz respeito a inúmeros projetos e pesquisas que podem ser aplicados nos municípios. 

“Estamos numa outra etapa de desenvolvimento da região e a Unicamp é algo diferenciado, que vem contribuir e trazer benefícios a todos. Queremos fortalecer e desenvolver, em conjunto com a universidade, projetos para ampliar o conhecimento”, disse o prefeito Jonas Donizette. 

“A Unicamp consolida o laço da universidade com a sociedade. Temos projetos estruturantes e a Unicamp está de portas abertas”, afirmou a vice-reitora da Unicamp, Teresa Atvars.

O novo presidente do Conselho, Jaime Cruz, destacou a importância da RMC no cenário brasileiro; que possui Produto Interno Bruto (PIB) maior que 18 estados do Brasil e diversos países da América do Sul. “É uma responsabilidade muito grande. Temos propostas e soluções para os desafios que surgem, mas só conseguimos quando há união. Nenhuma cidade é uma ilha.”, disse Jaime Cruz.

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira; destacou a importância do diálogo e da harmonia para traçar diretrizes conjuntas entre os municípios da RMC; “A expectativa é fortalecer e ampliar as oportunidades dos muitos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na RMC, de forma ainda mais produtiva para os municípios”. 

Fortalecimento regional

O subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que o Governo do Estado pretende fortalecer a governança metropolitana. “A carteira de realizações da Região Metropolitana de Campinas faz com que seja referência nacional e por isso é importante avançarmos ainda mais nos instrumentos regionais”, disse.

Durante a reunião da RMC, o professor do Instituto de Física e titular da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) da Unicamp Marco Aurélio Pinheiro Lima; apresentou a ideia do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS); proposta que tem como objetivo reunir universidades, centros de pesquisas, empresas, orgãos públicos, entre outros, para contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades. “A Unicamp se prepara para interagir cada vez mais com a RMC nessa agenda”, disse o professor. 

Também foi feita uma apresentação do estágio atual dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC (PDUI-RMC); por Maria Lígia Soares de Oliveira Wertheimer, da Emplasa; foi apresentada uma proposta de criação da câmara temática da causa animal e aprovação de diversos projetos do Fundocamp para as cidades da RMC.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com