Connect with us

Nossa Cidade

Conselho do Fundo de Desenvolvimento Urbano toma posse em ato virtual

Os conselheiros gestores do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU) de Campinas assumiram mandato para o biênio 2022/2023 em uma reunião virtual na tarde desta terça-feira, 15 de fevereiro. A posse foi dada pelo prefeito Dário Saadi, em cerimônia realizada na Sala Azul do Paço Municipal.

O Conselho gere os recursos que serão destinados para o Fundo, e ter os conselheiros gestores empossados é condição para que possa começar a receber destinação de valores. Decreto publicado em dezembro passado foi o primeiro passo para composição do Conselho Gestor, oficializando o FMDU, cumprindo definição do Plano Diretor e atendendo ao Estatuto das Cidades.

Durante a posse, os novos conselheiros participaram de forma virtual. Na Sala Azul estavam presentes o prefeito Dário Saadi; a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, que também responde pela presidência do Conselho Gestor; o secretário de Finanças, Aurílio Caiado; e a assessora da Seplurb e secretária-executiva do Conselho, Maria Célia Moura Martins, que representou os outros membros. Também participaram presencialmente o presidente da Câmara, vereador José Carlos, e o vereador Paulo Gaspar. O secretário municipal de Transportes e membro do Conselho, Fernando Caires, participou de forma virtual da posse.

O FMDU é vinculado ao gabinete do prefeito e garante recursos para o financiamento da política pública. Dário Saadi ressaltou, durante a posse, a importância da participação de todos para a construção de “uma cidade que trate o desenvolvimento urbano de forma sustentável, de maneira ambientalmente responsável”. O prefeito desejou sucesso os membros do Conselho no biênio desta primeira gestão. “Campinas tem essa força de pessoas e entidades que são organizadas e têm competência para colaborar com o Poder Público para uma política pública de desenvolvimento urbano de uma cidade do tamanho da nossa cidade”, avaliou.

A secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, destacou a importância do Conselho Gestor para que os recursos do FMDU sejam investidos em novos projetos urbanísticos, obras públicas e regularizações. “É um momento muito importante a posse do Conselho, é uma ferramenta fundamental para o planejamento urbano”, frisou.

Como também é arquiteto, o secretário de Finanças de Campinas, Aurílio Caiado, disse que acompanha a atuação do FMDU e desejou “um trabalho muito profícuo” ao grupo. Ele lembrou que a pasta participa do Conselho com representantes e disse que vai colaborar com a implantação da estrutura de gestão necessária.

Representação social

O Conselho Gestor tem 16 titulares e 16 suplentes, indicados pelos órgãos que representam e nomeados pelo prefeito, com mandato de dois anos. O poder público é representado por oito secretarias; a sociedade civil está presente com cinco conselhos e duas instituições de ensino (PUC Campinas e Unicamp).

O Fundo objetiva realizar investimentos para ações, obras, planos, programas e projetos urbanísticos orientados pelo plano diretor e suas prioridades.

Os recursos do FMDU serão provenientes de dotações orçamentárias e créditos adicionais suplementares; repasses ou dotações da União ou do Estado de São Paulo; empréstimos/financiamentos internos ou externos; contribuições ou doações de pessoas físicas, jurídicas ou entidades internacionais; acordos, contratos, consórcios e convênios; pagamentos de outorga onerosa do direito de construir e outorga onerosa de alteração de uso; multas, correção monetária e juros de aplicações; e receitas eventuais.

O conselho elabora plano anual para a utilização dos recursos do Fundo, projetos previstos no plano diretor e que atendam a pelo menos duas finalidades nele descritas. São ações como a implantação de sistemas de transporte coletivo público, cicloviário, circulação de pedestres e viário estrutural; programas habitacionais de interesse social; regularização fundiária; ordenamento da expansão urbana; implantação de equipamentos urbanos; criação de espaços de lazer; proteção de interesse histórico, cultural ou paisagístico.

Para implantar propostas é necessário apresentar projetos funcional e básico; estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira, que serão analisados e colocados em prática se houver a aprovação do conselho.

Composição do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano

FMDU – Mandato 2022/2023

PORTARIA Nº 96822/2022 DE 09/02/2022

Presidente – Carolina Baracat do Nascimento Lazinho

Secretária Executiva – Maria Célia Moura Martins

Representantes do Poder Público

Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo

Titular – Carolina Baracat Nascimento Lazinho

Suplente – Monna Hamssi Taha

Secretaria Municipal de Habitação

Titular – Odil Tales Pereira

Suplente – Ralpho Barbosa Gobbo

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Titular – Carlos José Barreiro

Suplente – Eduardo Gasparotto B. de Almeida Prado

Secretaria Municipal de Finanças

Titular – Jean Carvalho Rocha

Suplente – Wagner Henrique de Oliveira

Gabinete do Prefeito

Titular – Antônio Carlos Mendes Fontes

Suplente – Paulo Ribeiro dos Santos Filho

Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Titular – Gabriel Dias Mangolini Neves

Suplente – Andrea Cristina Oliveira Struchel

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Titular – Adriana Maria Garavello Faidiga Flosi

Suplente – Gustavo de Oliveira Alves Bocaletti

Secretaria Municipal de Transportes

Titular – Fernando de Caires Barbosa

Suplente – Ana Claudia Falopa Guarizzo

Representantes da Sociedade Civil

Conselho Municipal de Trânsito e Transportes

Titular – Walter Rocha Oliveira

Suplente – Juarez Bispo Mateus

Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA)

Titular – Carlos Alexandre Fanton Silva

Suplente –Teresa Cristina Moura Penteado

Conselho de Defesa de Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC)

Titular – Tatiane Cristina de Oliveira

Suplente – Eros de Marconsini e Vizel

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU)

Titular – João Manuel Verde dos Santos

Suplente – Carina Silva Cury

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR)

Titular – Daniella Farias Scarassatti

Suplente – José Benedito Napoleone Silveira

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Titular – André Munhoz de Argollo Ferrão

Suplente – Emilia Wanda Rutkowski

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)

Titular – Fábio de Almeida Muzetti

Suplente – Ana Paula Farah 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com