Connect with us

Nossa Cidade

Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação discute estratégias para fortalecer setor

Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação discute estratégias para fortalecer setor

Aconteceu na última sexta-feira, 23, a 65ª reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) no Inova Unicamp, Agência de Inovação da Universidade. Diversos temas foram tratados durante o encontro, especialmente assuntos estratégicos para consolidar Campinas como um centro do setor.

Quem abriu a reunião foi a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, que apresentou a Instituição. A agência foi criada em 2003 com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da universidade com a sociedade, identificando oportunidades e promovendo atividades que estimulam a inovação e o empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.

Outro assunto abordado foi a visita a Barcelona, em que uma comitiva liderada pelo prefeito Dário Saadi  conheceu o bem-sucedido Distrito de Inovação e Tecnologia 22@Barcelona. Essa experiência servirá como referência para dois projetos em Campinas: o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), na região Barão Geraldo, e a revitalização do Pátio Ferroviário, no Centro.

Foi discutido também o Plano Bienal de Ciência Tecnologia e Inovação de Campinas. O preparo deste plano segue a determinação da Lei Municipal de Inovação 16.165/21 e busca estabelecer um plano de ação objetivo para Campinas para alavancar a ciência, tecnologia e inovação na cidade. Ele tem validade de agosto de 2023 a agosto de 2025. O objetivo é, através de ações em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e outras instituições fortalecer o ecossistema de inovação de Campinas, sua governança e seu impacto.

Adriana Flosi, secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e presidente do CMCTI, ressaltou que a força deste setor precisa chegar ao conhecimento da população. “Temos instituições de relevância internacional e que orgulham nossa cidade. A população de Campinas precisa conhecer e se conectar com esse ecossistema”, disse.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com