Connect with us

Nossa Cidade

Cônsul britânico visita Sanasa para conhecer projetos ambientais

No dia 11 de fevereiro, a diretoria executiva da Sanasa recebeu a visita do cônsul honorário britânico, Pierre Coudry, e do primeiro secretário da Embaixada britânica, Richard Ridout. O objetivo foi entender mais sobre o negócio e os serviços da Sanasa, uma vez que o cônsul atuará, a partir do dia 17 deste mês, em Brasília, na área de meio ambiente, mudanças climáticas e economia de baixo carbono e energia. O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, também esteve presente para apresentar as ações que Campinas tem feito nestes últimos anos nessa área.

Durante a reunião foram discutidas questões ligadas às mudanças climáticas e seus impactos para a sociedade, à sustentabilidade, aos investimentos de Campinas e da Sanasa em planos de ações que contribuam com o meio ambiente e aos projetos da empresa. “A Sanasa é uma empresa referência no saneamento que trabalha com responsabilidade social, cumprindo seu papel na sociedade. A empresa possui índices expressivos, como 99,81% de distribuição de água potável, 95% de capacidade instalada de tratamento de esgoto e 96,5% de coleta e afastamento de esgoto. Com a Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) Boa Vista, que será entregue ainda neste semestre, a Sanasa alcançará 100% da capacidade instalada para o tratamento de esgoto”, destacou o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo.

Na ocasião, o gerente de Operação de Esgoto, Renato Rossetto, abordou a importância da água de reúso neste contexto da sustentabilidade. Durante a reunião, ele mostrou os frascos de esgoto bruto e o efluente tratado, proveniente da EPAR Capivari II, para reúso. A água de reúso produzida na Sanasa é utilizada na lavagem de logradouros e outros espaços públicos, irrigação paisagística, nas atividades do Corpo de Bombeiros, além de ser devolvida ao Rio Atibaia, com o intuito de melhorar a qualidade da água a ser tratada e distribuída para a população.

Outro tema abordado foi a crise hídrica que afetou a região Sudeste entre 2014 e 2015. “Com a crise hídrica, a população de Campinas reduziu o consumo de água em 20% e a Sanasa vem investindo em ações sustentáveis e de melhorias para a cidade, como reservação de água potável e diminuição de perdas de água na distribuição.

De acordo com o cônsul, familiarizar-se com as atividades e o negócio da Sanasa contribuem significativamente para a execução do trabalho dele nos próximos anos. “A Sanasa é uma das empresas que estou visitando e estou muito grato pela oportunidade de conhecer todas essas ações sustentáveis que a empresa desenvolve. Tudo isso é importante para levar conhecimento e soluções práticas para a COP 26”, agradeceu Coudry. A 26ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP) acontecerá em 2020 e terá a Itália e o Reino Unido como sedes.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com