Connect with us

Nossa Cidade

Consultores da IBM na Ceasa apresentam plano para Banco de Alimentos

Um novo banco de dados, a criação de um cadastro de voluntários para o transporte de doações e a adoção de campanhas publicitárias e de um selo para qualificar parceiros doadores são as principais ações do plano estratégico para o aperfeiçoamento do trabalho do Banco de Alimentos, apresentado pelos consultores da IBM global que trabalharam desde o início de agosto na Ceasa Campinas. O trabalho foi concluído nesta semana e será apresentado nesta quinta-feira, 31, às 14h, em evento de encerramento do Corporate Service Corps (CSC), programa de cidadania corporativa da IBM, no Teatro IMA Cultural, em Campinas.

A equipe da multinacional de tecnologia passou as últimas quatro semanas dentro da Ceasa desenvolvendo o trabalho – o projeto do Banco de Alimentos foi um dos quatro escolhidos pela IBM para integrar a 22ª edição do CSC. Os consultores Karen Go Ku (Cingapura), Yu Xuan Liu (China) e Steven Chamberlin (EUA) conheceram em detalhes a rotina do Banco – que é sediado e operacionalizado pela Ceasa Campinas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar – visitaram entidades parceiras, participaram de reuniões com a direção do entreposto e desenvolveram workshops para identificar problemas e sugerir melhorias.

Uma das sugestões apresentadas é a implantação de um novo banco de dados para incrementar o sistema de mapeamento de doações de alimentos. A proposta é desenvolver um software específico para o Banco de Alimentos, com a geração automática de planilhas e relatórios de produtos em estoque e doações realizadas. Outra ação sugerida pelo grupo de “IBMistas” é a criação de um cadastro de voluntários, que possam, de alguma maneira, contribuir com seu tempo, serviço ou veículo para facilitar a coleta ou a distribuição dos alimentos.

Selo de parceria

Outra proposta é a adoção de campanhas publicitárias para a divulgação do trabalho do Banco e a criação de uma espécie de selo ou certificado que ateste a parceria dos doares fixos do Banco de Alimentos, reconhecendo a importância das doações e identificando níveis de relevância. Por exemplo: “nível ouro”, “nível prata” e “nível platina” para classificar as parcerias de acordo com a quantidade e a frequência das doações. Em troca, as empresas doadoras receberiam o certificado de parceria do Banco de Alimentos, atestando a responsabilidade social da instituição corporativa, com visível benefício à sua imagem.

“São propostas importantes e, principalmente, são todas possíveis de serem implementadas. Com certeza, vão contribuir muito para o nosso Banco de Alimentos”, disse o presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba.

O projeto do trio de consultores foi apresentado nesta quarta-feira (30/08) à presidência da Ceasa. Eles agradeceram a “receptividade” e a “gentileza” da direção e de todos os funcionários do entreposto nessas quatro semanas de trabalho e disseram que vão levar uma grande experiência e boas recordações de Campinas e do Brasil.

Programa

O Banco de Alimentos de Campinas foi um dos escolhidos para participar do CSC, que está em sua 22ª edição no Brasil. O programa foi lançado em Campinas no último dia 7 de agosto, em evento de abertura realizado no Teatro da Informática de Municípios Associados (IMA). O CSC é um programa global da IBM que seleciona funcionários da empresa em todo o mundo para atuarem como líderes de consultorias que colaboram para a resolução de desafios sociais, econômicos e ambientais. O objetivo é oferecer o melhor conhecimento da IBM para a sociedade, além de dar oportunidade de crescimento para os funcionários e para as organizações da cidade que está sediando o programa.

Banco de Alimentos

O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa Campinas e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. Atende 117 entidades cadastradas e cerca de 27 mil pessoas, com uma arrecadação de até 90 toneladas/mês.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com