Connect with us

Nossa Cidade

Contratações via CPAT aumentam 111% na primeira quinzena de março

Os números positivos sobre a geração de empregos na microrregião de Campinas, formada por 16 municípios, divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira (25)

Contratações-via-CPAT-aumentam-111-na-primeira-quinzena-de-março.jpg

Os números positivos sobre a geração de empregos na microrregião de Campinas, formada por 16 municípios, divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira (25), se refletem também no CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), serviço mantido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

Enquanto o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta a geração de 5.027 vagas de emprego formal em fevereiro na microrregião de Campinas – o melhor desempenho para o mês em cinco anos -, o número de pessoas colocadas ou recolocadas no mercado de trabalho, por intermédio do CPAT, aumentou 111,90% na primeira quinzena de março, em comparação com o mesmo período de 2018. 

Nos primeiros 15 dias de março, 89 vagas, de um total de 116 ofertadas pelo órgão, foram preenchidas por trabalhadores cadastrados no SINE (Sistema Nacional de Emprego) municipal. No mesmo período do ano passado, foram preenchidas 42 das 233 vagas disponibilizadas.

“O desempenho verificado logo na primeira quinzena de março revela a eficiência nos encaminhamentos de trabalhadores realizados pelo CPAT às empresas contratantes”, afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku. Para o secretário, resultado tão expressivo revela a qualidade do atendimento prestado pelo órgão.

Para Yabiku, uma meta da Secretaria de Trabalho e Renda para 2019 é ampliar ainda mais o número de empresas que utilizam os serviços do CPAT para selecionar seus trabalhadores. “Os elevados índices de colocação comprovam a excelência do CPAT, que é um serviço totalmente gratuito de intermediação de mão de obra”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, entre os fatores que têm contribuído para o incremento nas contratações estão o serviço de monitoria do atendimento ao empregador e ao trabalhador, que visa aprimorar a qualidade no encaminhamento dos candidatos às vagas disponíveis, bem como o aplicativo CPAT Vagas, que possibilita o acesso de trabalhadores dos mais variados perfis profissionais às vagas divulgadas.

Para Yabiku, os números reforçam a necessidade do município de continuar investindo em políticas públicas que gerem emprego e renda na cidade. “Estamos no caminho certo, os números do Caged e do CPAT nos mostram que temos que manter o foco na geração de oportunidades para as pessoas. Ganha a população e ganha o município”, disse Yabiku.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com