Connect with us

Nossa Cidade

Coordenadoria de Educação Ambiental recebe professores para primeira atividade do ano

 
Cerca de 80 professores da Diretoria Oeste da Rede Estadual de Ensino participaram nestas terça e quarta-feira, 5 e 6 de março, no Centro de Educação Ambiental (CEA) Vila Educa e no CEA da Estação Ambiental de Joaquim Egídio, de aulas práticas e teóricas do programa de formação continuada do Projeto Hortas e Pomares nas Escolas, da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas).
 
Esta é a primeira de uma série de atividades de formação que a Coordenadoria  irá desenvolver com os docentes ao longo do ano, em variados equipamentos públicos.
 
No CEA Vila Educa, que funciona no interior da Fazenda Paraíso, em Joaquim Egídio, os docentes puderam conhecer a dinâmica de produção da horta orgânica agroecológica desenvolvida no local, além do sistema agroflorestal implantado no espaço, entre outras atividades práticas. 
 
No período da tarde, no CEA da Estação Ambiental, os professores conversaram sobre a visita técnica na Fazenda e sobre o andamento dos projetos de hortas e pomares nas próprias unidades escolares.  
 
“Verificamos as principais necessidades e as demandas para que possamos construir juntos e fortalecer os projetos nas escolas”, explica o coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Rondeli Buzzon. “Mostramos aos professores que é possível produzir com respeito ao meio ambiente em todo tipo de área, de todos os tamanhos. É uma vivência mesmo, de troca de experiências e conhecimento”, complementa.
 
O Professor Juvenal, especialista de Currículo da Diretoria Oeste de Ensino, falou da importância das atividades práticas para o projeto. “Com essas visitas podemos ver, na prática, como é possível desenvolver esses projetos nas escolas, como é possível trabalhar em todos os lugares. Campinas tem um potencial incrível para trabalhar projetos desse tipo”, disse o professor. 
 
O Projeto
 
O projeto Hortas e Pomares nas Escolas, criado pela Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Seclimas foi lançado no final de 2021 com o objetivo de, por meio do Programa de Formação do Plano Municipal de Educação Ambiental, apoiar e fortalecer as redes de ensino de Campinas, promovendo a capacitação de Professores e Gestores sobre Hortas e Pomares e a formação de Coletivos Jovens Educadores Ambientais a partir dos Grêmios escolares.
 
Hoje, cerca de 20 mil estudantes de todas as idades, do ensino infantil ao Ensino Médio e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), de escolas municipais e estaduais, estão envolvidos no projeto.
 
Curso
 
O curso de hortas e pomares oferece aos professores e gestores das unidades escolares aulas teóricas e práticas na Estação Ambiental de Joaquim Egídio e em sítios e fazendas na mesma região, além de visitas técnicas e acompanhamento dos projetos dentro das escolas. A assessoria é completa passando pelas questões técnicas de preparação do solo, adubação, plantio, manejo, controle biológico de pragas e, por fim, a colheita.
 
A cada nova turma que inicia o curso de capacitação, o secretário da Seclimas,  Rogério Menezes, dá as boas-vindas aos participantes e profere uma palestra didática sobre o panorama social e ambiental do município e da região onde a escola está inserida. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com