Connect with us

Nossa Cidade

Coreia do Sul divide com Campinas experiência sobre combate ao coronavírus

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, compartilhou experiências na gestão da crise do novo coronavírus com o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Hak You Kim, e o prefeito de Cheonan, Park Sang-don, em videoconferência realizada na noite de quinta-feira, dia 14 de maio. Ele representou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A FNP promoveu a videoconferência, que também teve a participação do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da entidade, com tradução consecutiva. O encontro contribuiu para conhecer mais sobre as medidas de contingenciamento implementadas pelo país.

Com menos de 11 mil casos confirmados do novo coronavírus e o registro de apenas 260 mortes provocadas pela doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, a Coreia do Sul tem se destacado no enfrentamento da Covid-19.

O vice-prefeito perguntou ao prefeito Park Sang-don sobre a importância da ciência e também da atuação das lideranças políticas na gestão de enfrentamento à crise do novo coronavírus. Para Henrique Magalhães Teixeira, apesar da diferença entre os países, é possível partilhar pontos em comum com a ajuda da ciência.

“Apesar de termos muitas diferenças, no sentido do desenvolvido nos nossos países, das dimensões, comparando Brasil e Coreia, uma coisa a gente tem em comum, em todas as nações, a questão da ciência, que tem que estar a nosso favor”, disse. O vice-prefeito indagou também se há uma harmonização entre os líderes e a população, levando as pessoas a serem receptivas em relação às medidas adotadas no combate ao vírus.

O prefeito de Park Sang-don enfatizou que a gestão política precisa ser aliada às orientações médicas e administrações regionais. “É preciso haver, entre esses agentes, uma troca de informações muito próxima e também uma cooperação. Outro ponto importante é que a população siga todas as recomendações que vêm dessa organização tripartite. Aqui na Coreia, acho que tivemos relativamente bons resultados porque todas essas partes, esses eixos, entraram em coordenação”, acrescenta.

Durante o encontro virtual, o cônsul enfatizou a importância da cooperação entre os países. Recentemente, o consulado da Coreia intermediou a compra de 1,3 milhão de kits de testes para o coronavírus fabricados por uma empresa coreana para atender o Instituto Butantan. “Precisamos lembrar que nenhum de nós está seguro se o vírus continuar se espalhando em alguma parte do mundo”, ponderou.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com