Connect with us

Nossa Cidade

Corrida da Lua leva Emdec a alterar trânsito e transporte no Taquaral

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fará operação especial de trânsito e transporte para a 23ª edição da Corrida da Lua, uma das mais tradicionais provas de rua do interior paulista. O evento esportivo será neste sábado, dia 16 de março, na região do Taquaral. As provas, de seis e dez quilômetros, terão início às 20h. Cerca de três mil competidores devem participar, segundo a organização.

 

 

A largada para a 23ª Corrida da Lua será na pista interna da Rua Vital Brasil, em frente à Praça Arautos da Paz. A corrida de seis quilômetros percorre o entorno da Lagoa do Taquaral, seguindo pelas pistas internas da Vital Brasil e Avenida Dr. Heitor Penteado, com chegada na Arautos.

 

 

Já a corrida de 10 km terá duas voltas pelo percurso, seguindo da Rua Vital Brasil para a pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado até o Portão 1 da Lagoa do Taquaral. Neste ponto, os corredores deverão cumprir retorno pela pista externa da Avenida Dr. Heitor Penteado. O percurso segue pela pista externa da Rua Vital Brasil, com chegada na Praça Arautos da Paz, no mesmo ponto da partida.

 

 

Cerca de 30 agentes da Mobilidade Urbana da Emdec prestam apoio operacional ao evento esportivo, executando bloqueios e monitoramento do tráfego. Eles acompanham a evolução da corrida até o final, fazendo as intervenções viárias necessárias. A operação também envolve equipes semafóricas e da Divisão de Controle Operacional.

 

 

Ações operacionais

 

 

A atuação da Emdec começa já na madrugada do sábado, com reserva de vagas na pista externa da Rua Vital Brasil, Avenida Heitor Penteado e ruas Soldado Percílio Neto, Dona Luiza de Gusmão e José de Oliveira Santos. A medida é necessária para evitar que os veículos estacionem nos locais, comprometendo a fluidez viária e a realização do evento.

 

 

Por volta das 15h, a Emdec irá bloquear a pista interna da Rua Vital Brasil, para a montagem das estruturas para a corrida e pórtico de saída / chegada. O trecho bloqueado fica entre as duas rotatórias, em frente à Praça Arautos da Paz.

 

 

A partir das 17h, começam os bloqueios da pista interna da Avenida Heitor Penteado, como costumeiramente ocorre nas manhãs de domingo, durante a “Operação Lagoa”. No mesmo horário previsto, será bloqueado o trecho da pista externa da Avenida Dr. Heitor Penteado, em frente ao Portão 1 da Lagoa do Taquaral, desviando o trânsito para a Rua Soldado Percílio Neto. A medida é necessária para montagem de uma estrutura de contagem do tempo das provas.

 

 

A partir das 18h, a Emdec irá fiscalizar o interior da Praça Arautos da Paz, para evitar estacionamentos irregulares no local. A pista externa da Avenida Heitor Penteado será bloqueada a partir das 19h30, sendo que os motoristas serão orientados por agentes da Mobilidade Urbana. As vias serão totalmente liberadas após o término total do evento, previsto para as 22h.

 

 

Transporte

 

 

Quinze linhas que atendem a região terão alterações operacionais, por conta dos bloqueios, a partir das 16h. São elas: 116; 171; 210; 240; 244; 307; 308; 332; 338; 345; 351; 355; 359; 371; e 377. Agentes da Mobilidade Urbana orientam os usuários e operadores do transporte público coletivo sobre os pontos de parada das diversas linhas afetadas e os itinerários alternativos.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com