Connect with us

Nossa Cidade

Covid-19: Campinas reforça importância da vacina diante do aumento de casos e internações

A Secretaria de Saúde de Campinas tem observado aumento de atendimentos a pacientes que apresentam sintomas respiratórios, assim como número de casos confirmados de covid-19 e consequentemente internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Diante deste contexto, a Pasta reforça a importância da vacinação contra a doença.
 
 
Qual a situação?
 
Desde 1º de janeiro até esta semana, o município notificou 94 casos de residentes internados por covid-19. Deste total, 76% foram nas últimas duas semanas. 
 
Neste ano, oito pessoas morreram após complicações da doença. Todos eram idosos e apresentavam comorbidades.
 
Entre os casos graves de covid-19, 63% foram de pessoas com 60 anos ou mais, e 73,4% apresentavam alguma comorbidade e, portanto, maior risco de complicação da doença. 
 
Nenhum dos casos graves fez uso do antiviral específico para tratamento de covid-19 (nirmatrelvir associado ao ritonavir), que deve ser utilizado para casos leves até o quinto dia do início dos sintomas para que não evoluem de forma grave. 
 
Ele encontra-se disponível no SUS, mediante avaliação médica. O uso do antiviral está indicado para indivíduos com idade a partir dos 65 anos com ou sem comorbidades, e para pacientes maiores de 18 anos e imunossupressão.
 
Em relação ao total de casos confirmados neste ano, 60% não eram vacinados contra a covid-19 ou tinham esquema incompleto para faixa etária.
 
 
Casos 2024
 
Total desde 1º de janeiro – 2581
 
Somente nos últimos 15 dias – 1.247
 
O aumento é reflexo do que vem sendo notado no Brasil e ocorre há algumas semanas. O vírus não deixou de circular e, com isso, sabe-se que novas variantes podem surgir e provocar novas ondas.
 
 
Cobertura vacinal
 
Até 8 de fevereiro de 2024, 23,8% da população com mais de 18 anos da cidade recebeu o reforço da bivalente. O percentual representa 219,5 mil doses aplicadas.
 
Deste total, 101,6 mil imunizantes foram aplicados na população com 60 anos ou mais, o que significa uma cobertura estimada em 69,4% para esta faixa etária da população.
 
O público que pode receber a bivalente é composto por pessoas a partir dos 12 anos, a depender da situação vacinal. As doses estão disponíveis em todos os centros de saúde.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com