Connect with us

Nossa Cidade

Covid-19: Saadi participa de reunião que definiu data de vacinação

A vacinação contra a Covid-19 começará na próxima semana em todo o Brasil. A previsão é para quarta-feira, dia 20 de janeiro, segundo anunciou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante reunião virtual nesta quinta-feira, dia 14, da qual participou o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e prefeitos de mais de 100 cidades. O encontro foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para tratar de pontos emergenciais relacionados à vacinação. 

O Ministério divulgou que serão oito milhões de doses em janeiro. O número deve chegar a 30 milhões em fevereiro e 80 milhões em abril.

Inicialmente, serão vacinados 5 milhões de brasileiros. De acordo com o Ministério, três milhões receberão a Coronavac, desenvolvida pelo Butantan, em duas doses, com diferença de 21 dias entre a primeira e a segunda. Outras duas milhões de pessoas receberão a AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também em duas doses, só que com três meses de diferença entre uma e outra. As doses da Astrazeneca, que virão da Índia, chegam ao Brasil no final de semana. 

No domingo, a Anvisa apresenta a decisão sobre a autorização do uso emergencial das vacinas, tanto da Coronavac quanto da AstraZeneca, no País. 

O Governo Federal vai distribuir as doses para os estados que, por sua vez, ficarão responsáveis por fazer com que cheguem até os municípios. 

O início da vacinação poderá ser adiado em um dia – para a quinta-feira, dia 21 de janeiro – caso ocorra problema de logística com o voo que fará o transporte das vacinas da Índia para o Brasil. O avião, da Azul Linhas Aéreas, está previsto para decolar hoje, às 15h30, do aeroporto de Viracopos.

“Não vamos abrir mão de nenhuma vacina, desde que ela esteja aprovada pela Anvisa”, disse o ministro da Saúde. Ele também salientou a importância de que a população mantenha o isolamento, mesmo após receber as doses. “A vacina só dará imunidade a partir de 30 a 60 dias”. 

O prefeito Dário Saadi classificou a reunião como muito importante e esclarecedora. Ele assegurou que Campinas está com a infraestrutura de vacinação pronta e com seringas e agulhas suficientes para imunizar a população. “O município já tem todo o processo de imunização esquematizado e tenho certeza que, assim que chegarem as vacinas, já podemos começar a aplicar as doses na população”, garantiu Saadi. 

Liderando a reunião, o presidente da FNP e ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, informou que a vacinação começará pelos grupos de risco. “Vão ser priorizados os profissionais de saúde, as pessoas idosas e as que estão correndo risco de vida”, disse ele.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com