Connect with us

Nossa Cidade

Covid-19: Saúde atualiza recomendações para grupos prioritários durante 2024

As recomendações para imunização contra covid-19 para grupos considerados prioritários em Campinas durante 2024 foram atualizadas nesta semana pela Secretaria de Saúde, com base em orientações do Ministério da Saúde.
 
 
 
 
Os grupos considerados prioritários incluem as pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua. 
 
 
Intervalo entre doses
 
  • 6 meses – pessoas de 60 anos ou mais, imunocomprometidas, gestantes e puérperas;

 

  • Anual – pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (a partir de 18 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação em rua.
 
 
O que muda?
 
Entre as novidades está o fato de que a orientação de imunização para profissionais da saúde passa a ser anual, de acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli. Neste caso, o início é previsto para 27 de fevereiro, uma vez que a aplicação da bivalente para este e outros grupos prioritários teve início na mesma data em 2023.
 
“Já iniciamos a vacinação de idosos e imunocomprometidos. Gestantes, desde que tenham seis meses da última dose, passarão a ser contempladas com mais uma dose de bivalente”, explicou. Ela também voltou a enfatizar a importância do imunizante para a saúde.
 
“A vacina é segura, licenciada e permanece como a melhor forma de evitar formas graves da doença e risco de mortes”, ressaltou Chaúla.
 
 
Onde e como se vacinar?
 
As doses estão disponíveis nos 67 centros de saúde de Campinas. O horário de funcionamento de cada unidade está na página sobre vacinação do site da Prefeitura
 
Além disso, é importante apresentar a caderneta de vacinação para que a equipe da unidade de saúde verifique se há atraso em alguma dose prevista em calendário.
 
Crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. 
 
 
Como está a vacinação?
 
 
Até 29 de dezembro de 2023, 23,2% da população com mais de 18 anos da cidade recebeu o reforço da bivalente. O percentual representa 215 mil doses aplicadas.
 
Deste total, 98,4 mil imunizantes foram aplicados na população com 60 anos ou mais, o que significa uma cobertura estimada em 67,2% para esta faixa etária da população.
 
“É preciso manter o esquema vacinal atualizado para todos os grupos”, destacou Chaúla.
 
 
Serviço
 
Mais informações sobre vacinação em Campinas estão na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/vacina

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com