Connect with us

Nossa Cidade

CPAT: 55,5% do atendimento digital via chat é de candidaturas aos empregos

O atendimento digital do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, foi responsável por 8.398 Intermediações de Mão de Obra (IMO) em 2022. Esse número corresponde a 55,5% do total de atendimentos via chat realizados no ano passado pelo serviço, que somou 15.133 interações de atendidas pelo chat. As outras três opções mais atendidas foram Seguro Desemprego (18,7%); Micro Empreendedor Individual/MEI (13,3%); e Carteira de Trabalho (8,7%)

O atendimento digital, implantado no início da pandemia de covid-19, alcançou um nível avaliado como extremamente positivo pela equipe do CPAT Campinas, com resultado que traz ganho de agilidade no preenchimento das vagas, para quem busca o emprego e para as empresas que oferecem a oportunidade de trabalho.

Outro recorde a ser comemorado no balanço de 2022 foi o volume geral de primeiras ofertas de vagas: 7.086. É o maior número desde 2016, segundo dados do CPAT. Nesse número não entram as vagas que não são preenchidas e acabam sendo republicadas em busca de novos candidatos.

“O digital funciona muito bem. Não só pela facilidade do acesso das pessoas às vagas oferecidas, sem que precisem se deslocar até o CPAT, mas pela oportunidade de se candidatar imediatamente para preencher a vaga, de forma on-line, e já estar no processo seletivo”, avaliou o prefeito Dário Saadi quando foi informado sobre os números. 

Pelo sistema do chat, os interessados podem ter acesso, das 7h30 às 16h30, de forma digital às inscrições para os processos das vagas de emprego oferecidas pelos empregadores pela plataforma do CPAT Campinas. A ferramenta permite se candidatar imediatamente ao processo de seleção.

O prefeito também destacou o aumento do número de vagas oferecidas, que confirma a retomada da economia em Campinas e os efeitos das várias medidas do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) efetivado pela Administração Municipal para combater os efeitos da pandemia. “Desde 2016 não tínhamos números tão expressivos”, comemorou.

No ano passado, o CPAT Campinas ofereceu 7.086 novas vagas e registrou 20.806 vagas  reabertas. Em 2021, foram registradas 4.486 novas vagas e 13.269 vagas reabertas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com