Connect with us

Emprego

CPAT promove segunda etapa do Dia D nesta quinta e sexta-feira

Após o sucesso da primeira etapa do Dia D de inclusão das pessoas com deficiência (PcDs) e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, realizada em setembro, quando 425 trabalhadores foram atendidos no CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o Ministério do Trabalho, promove nesta quinta-feira, dia 25, e sexta-feira, dia 26 de outubro, a segunda e última etapa da 5ª edição do evento. Até o final da tarde desta terça-feira, dia 23 de outubro, o painel de vagas do CPAT indicava 170 vagas de emprego exclusivamente para pessoas com deficiência e que serão ofertadas a este público durante os dois dias da ação no CPAT Centro.

É a primeira vez, desde que começou a ser realizado em Campinas, que o Dia D tem duas etapas. O atendimento será exclusivo para as PcDs e se concentrará na unidade Centro do CPAT, avenida Campos Salles, 427, das 8h às 16h, com distribuição de senhas até as 15h.

A opção de organizar o evento em duas etapas se deu pelo número de empresas notificadas este ano pelo Ministério do Trabalho para participar da ação, quatro vezes maior do que o registrado em anos anteriores. Para a edição de 2018, 159 empresas foram notificadas. As vagas são para diversos segmentos (indústria, comércio e serviços) e para diferentes níveis de escolaridade, desde fundamental incompleto até nível superior.

O secretário de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabiku, espera repetir o sucesso da primeira etapa. “A nossa expectativa é de complementar o trabalho realizado em setembro, quando conseguimos, mais uma vez, quebrar o mito de que não existem trabalhadores com este perfil (de pessoas com deficiência) interessados em uma vaga”, disse. Yabiku também destacou a importância da inclusão das PcDs no mercado de trabalho. ”Ao contratarem uma pessoa com deficiência, as empresas oferecem a elas não apenas um emprego, mas uma nova perspectiva de vida”, afirmou.

Durante a realização do Dia D, toda a estrutura do CPAT será colocada à disposição para o atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência às empresas contratantes, que realizarão o processo seletivo no próprio local.

Como participar

Para participar dos processos seletivos, o candidato deverá procurar o Setor de Atendimento ao Trabalhador no CPAT para efetivação do cadastro e verificação de oportunidades que estejam de acordo com o seu perfil profissional. Para tanto, os interessados deverão apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho, Cartão do PIS/PASEP ou Cartão-Cidadão e comprovante de endereço. É desejável também que o candidato apresente laudos ou históricos médicos, caso os tenha.

“As pessoas com deficiência devem realizar seus cadastros no Sine por meio do portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho ou diretamente com um dos atendentes do CPAT. Isso pode ser feito antes ou durante o próprio Dia D”, destacou a coordenadora do CPAT, Silvia Garcia.

Sobre o CPAT

Inaugurado em 16 de junho de 2008, o CPAT tem como objetivo intermediar ações de procura e oferta de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional, além de levantar informações sobre mercado de trabalho, garantindo um espaço destinado ao atendimento do trabalhador. Essas ações são desenvolvidas através do Convênio Plurianual firmado com o Ministério do Trabalho. O CPAT Centro fica na Avenida Campos Salles, 427.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com