Connect with us

Nossa Cidade

Crianças se apresentam no Projeto Teatro de Fantoches

Na tarde desta terça-feira, 26 de novembro, aconteceu o encerramento do Projeto Teatro de Fantoches, na sede do Grupo Primavera, no Jardim São Marcos. O evento contou com a apresentação de teatros feitos por crianças das creches municipais Hermínia Ricci, na Vila Padre Manoel de Nobrega e Thermutis de Araújo Machado, no DIC II.

 

 

 

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Grupo Primavera, que capacitou 90 educadores de 30 escolas municipais a utilizar corretamente os bonecos em sala de aula para transmitir conteúdos pedagógicos para crianças de até cinco anos.

 

 

 

O Projeto teve como temas propostos o empoderamento feminino para a tecnologia e segurança no trânsito. De acordo com a coordenadora setorial de formação da Secretaria de Educação de Campinas, Jane Gerodo Garcia, a proposta de trabalho do Grupo Primavera relaciona-se com as necessidades atuais de formação dos professores e educadores. Pelo menos 10.000 alunos foram beneficiados com a iniciativa.

 

 

 

“Essa parceria deve-se à necessidade de investirmos, cada vez mais, em formação e experiências com possibilidades de construção artística, nesse caso na relação com o teatro como obra de arte. A capacitação teve como propostas a apreciação de peças teatrais, criação e confecção de fantoches, escrita da peça, construção de cenários e figurinos, valorização da encenação e espetáculo”, disse Jane.

 

 

 

Segundo Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera, o Projeto Teatro de Fantoches representa a valorização da infância, usando o lúdico no processo de aprendizagem. “Isso torna o aprendizado mais leve, espontâneo, podendo ser usado como diversão e jogo, ao mesmo tempo em que, desenvolve habilidades de linguística, coordenação motora, raciocínio lógico, entre outras”, observa.

 

 

O Projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações” foi criado pelo Grupo Primavera há 13 anos. Já foi implantado em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas. O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas, para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com