Connect with us

Nossa Cidade

Cruzamento da Washington Luiz com Lux Aeterna recebe novos semáforos

Quem circula no eixo da avenida Washington Luiz, na região do Parque Prado, terá mais segurança ao atravessar o cruzamento da avenida Washington Luiz e rua Lux Aeterna com as vias Visconde de Porto Seguro (Estrada da Coudelaria) e Bartira. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou um novo conjunto semafórico no local, que conta com câmeras para detecção do fluxo veicular e otimização do tempo semafórico.  
 
 
O equipamento vai começar a funcionar nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a partir das 10h. O início da operação pode ser reprogramado, a depender das condições climáticas.   
 
 
A semaforização do cruzamento ampliará a segurança na circulação de pedestres, ciclistas e condutores na região, além de ordenar o trânsito. O cruzamento apresenta alto fluxo de veículos e a região conta com diversos estabelecimentos comerciais, além da ciclovia da Washington Luiz, com 1,4 km, no canteiro central. Também recebe travessia de estudantes da instituição Tempo de Educar e está próximo ao Shopping Prado Boulevard.  
 
 
Pelo local, circulam as linhas do transporte público coletivo 408 e 408.1 (Parque Jambeiro) e 489 (Parque Jambeiro / Terminal Mercado – Corujão). A sinalização está sendo reforçada nas aproximações dos semáforos. O investimento nos equipamentos semafóricos é fruto de contrapartida pela instalação de empreendimento na região.  
 
 
Neste período de adaptação, agentes da mobilidade urbana da Emdec vão monitorar o trânsito na região. Técnicos responsáveis pelos semáforos vão acompanhar a operação dos novos equipamentos e realizar ajustes nos tempos de estágios, caso necessário.   
 
 
Tecnologia “inteligente” 
 
Câmeras interligadas a um sistema de detecção do fluxo veicular foram instaladas nos conjuntos semafóricos. Os semáforos “inteligentes” contam com sistema que ajusta o tempo de permanência na fase verde, com base na quantidade de veículos registrada na via, reduzindo o tempo ocioso e a espera semafórica.  
 
 
Além de favorecer a fluidez do trânsito e diminuir o registro de lentidões, os semáforos “inteligentes” diminuem os períodos de pico e inibem o desrespeito às fases semafóricas.  
 
 
Os equipamentos não têm como finalidade a fiscalização de trânsito. Assim, eles não detectam avanço semafórico, excesso de velocidade ou qualquer outro tipo de infração de trânsito. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com