Connect with us

Nossa Cidade

CS Esmeraldina começa a funcionar para dar apoio a pacientes com Covid-19

O Centro de Saúde do Jardim Esmeraldina, região Sul de Campinas, começou a funcionar nesta quarta-feira, 29 de abril. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29 de abril, pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo na internet.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e será um importante apoio no atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19. As pessoas com sintomas gripais que procuram o CS estão sendo atendidas em uma área externa, na lateral do prédio.

A reconstrução do novo prédio teve início em 2018 e recebeu R$ 2,085 milhões em investimentos. A obra é uma faz parte do programa Saúde em Ação, uma parceria entre a Prefeitura, o Estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Na região Sul, cerca de 70% da população é dependente do SUS. O CS Esmeraldina tem capacidade de realizar 600 atendimentos por dia. Hoje, primeiro dia de funcionamento, até as 14h, 300 pacientes procuraram a unidade.

“Entregamos a maioria dos centros de saúde que nos comprometemos a entregar. Não estamos realizando nenhum tipo de solenidade em razão da pandemia que estamos vivendo”, disse o prefeito.  

Estrutura

O novo Centro de Saúde tem mais de 500 metros quadrados. A unidade antiga tinha 358 metros quadrados. Inaugurado em 1978, o prédio nunca tinha passado por reforma.

O CS Esmeraldina conta com duas equipes de saúde da família, cada uma com médico, enfermeiro, além de auxiliares, técnicos e agentes comunitários de saúde. As equipes serão reforçadas em breve com médicos admitidos por concurso público e contratados pelo Mais Médicos Campineiro.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a unidade está atendendo casos mais urgentes, primeira consulta de recém-nascidos, gestantes, doentes crônicos (diabéticos e hipertensos), vacinação, além da retirada de medicamentos. Os atendimentos eletivos serão retomados após o término da pandemia.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com