Connect with us

Nossa Cidade

Cuidado com a calha: como fazer quando o criadouro está no telhado

Cuidado com a calha: como fazer quando o criadouro está no telhado

A manutenção de calhas é uma das linhas de frente do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus. As folhas e galhos são as principais causas do acúmulo de água, tornando esse ponto das residências um potencial criadouro do inseto.

“É preciso que cada um faça a sua parte. A participação coletiva é muito importante para enfrentar a dengue, o Zika vírus e a chikungunya. Afinal, a maioria dos criadouros está dentro das casas dos cidadãos. É preciso combater esses focos para contermos a expansão das arboviroses”, afirmou Carmino de Souza, secretário de Saúde de Campinas.

Por ser um local de menor visibilidade e de acesso mais difícil, o munícipe deve ter alguns cuidados ao fazer a manutenção da calha. Deve usar uma luva para tirar a sujeira mais grossa, como folhas, galhos e resíduos sólidos, e colocar tudo em um balde. É preciso acessar a calha utilizando uma escada adequada, com boa estabilidade e que ofereça segurança.

Acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/, do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, para saber mais sobre o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao Zika vírus e à chikungunya em Campinas.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com