Connect with us

Nossa Cidade

Cultura e gastronomia marcam 223 anos de Sousas e Joaquim Egídio

Atrações gastronômicas e culturais marcam os 223 anos dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, neste sábado, 23 de novembro, das 8h às 22h, na Praça Beira Rio, em Sousas. O evento é organizado pelo jornal Local, que circula nos distritos, e tem apoio da Prefeitura de Campinas.

 

O aniversário é no dia 3 de outubro, conforme lei municipal 14.168 sancionada no dia 6 de dezembro de 2011, que instituiu a data no calendário oficial da cidade.

 

Uma caminhada ecológica, a partir das 8h, com largada na Estação Ambiental, marco zero do distrito de Joaquim Egídio, dá início às comemorações. Basta chegar e participar, não é necessário fazer inscrição. No final da caminhada, serão oferecidas frutas e água aos participantes, na Praça Beira Rio, em Sousas.

 

Durante o dia, a partir das 11h, haverá passeio, gratuito, de jardineira nos pontos históricos da região. Na Praça Beira Rio, haverá food trucks de comida italiana, bolo, barracas de bebidas, shows e bandas de pop rock.

 

Um posto do Patronato Italiano de Campinas e da Associazioni Cristiane Lavoratori Italiani atenderá ao público para tirar dúvidas sobre cidadania italiana. Também participam outras entidades italianas.

 

Música

 

As atrações musicais têm início às 12h. Haverá apresentação da dupla Wagner e Faty; pop rock com Oldy Youngs, O Ciclo, Attitude, Doriva e a Banca Sinca, que toca o rock clássico dos anos 50, 60 e 70. A Orquestra da Câmara de Campinas participará do evento. Diretamente de São Paulo, Mamonas Psicodélicas prometem arrasar no palco.

 

História 

 

De acordo com a Lei que instituiu o aniversário dos distritos, a comemoração de 223 anos refere-se a dados históricos que demonstram que, em 3 de outubro de 1796, as áreas de Sousas e Joaquim Egídio, então tomadas de sesmarias – terras concedidas pelo governo português para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária – teriam sido doadas ao sesmeiros, alguns deles considerados os fundadores dos distritos e primeiros fazendeiros da região. 

 

No entanto, a criação oficial dos distritos têm outras datas. Sousas foi criado por lei em 24 de julho de 1896, como Arraial de Sousas (e em 1938 passou a se chamar somente Sousas), e Joaquim Egídio em 18 de fevereiro de 1959.

 

Serviço

 

223 anos de Sousas e Joaquim Egídio

 

Data: 23 de novembro, das 8h às 22h

 

Local: Praça Beira Rio

 

 

Caminhada Ecológica, às 8h

 

Estação Ambiental de Joaquim Egídio

 

Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, 214

 

Gratuito

 

 

Passeios de Jardineira, a partir das 11h

 

Praça Beira Rio

 

Gratuito

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com